Localizado em São Carlos (SP), o Centro de Manutenção da Latam, também chamado de MRO, recebe anualmente cerca de 202 aeronaves. É ali que são feitos os chamados checks, manutenções mais pesadas que requerem ferramentas e profissionais espec&a
Localizado em São Carlos (SP), o Centro de Manutenção da Tam, também chamado de MRO, recebe anualmente cerca de 202 aeronaves. É ali que são feitos os chamados checks, manutenções mais pesadas que requerem ferramentas e profissionais específicos, ou não encontrados nas chamadas manutenções de linha, que acontecem nos aeroportos.
“A cada 7,5 mil horas de voo, ou seis mil ciclos (cada ciclo é composto por uma decolagem e um pouso), as aeronaves precisam vir ao MRO para manutenção, que pode levar de cinco a 34 dias, dependendo da complexidade”, conta o diretor do Centro de Manutenção da Latam, Alexandre Peronti. O centro recebe todos os tipos de de aeronaves da companhia, menos o Boeing 777, cuja manutenção é feita em outros países. “Já recebemos também aeronaves de outras companhias, como a Avianca, a Azul e a antiga Trip”, relata Peronti.
Mas não só apenas as aeronaves são revisadas ali, como também todos os seus componentes, que podem ser analisados nas 22 oficinas onde trabalham 1,3 mil funcionários, disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana. Além da parte mecânica, elétrica, eletrônica e química, no local também há costureiras que produzem a tapeçaria e os encostos dos assentos, e profissionais responsáveis poro montar os kits médicos das aeronaves. “Nosso maior desfaio aqui é fazer as entregas no prazo, com os custos adequados”, finaliza Peroni.
CURIOSIDADES
O MRO recicla 70% do que produz. Ao ano, são recicladas 20 toneladas de papel e 5,5 toneladas de copos plásticos;
Todo funcionário que completa dez anos de empresa ganha uma árvore, que pode ser plantada na área verde do Centro de Manutenção da Latam;
No MRO são gastos mais de 121,5 mil litros de água por dia, e toda esta água é tratada no local e devolvida aos rios
Quer conhecer o MRO? Confirma mais fotos no álbum a seguir.
PANROTAS / Karina Cedeño
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Há um hangar específico para a pintura das aeronaves
PANROTAS / Karina Cedeño
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Os novos hangares lançados recentemente
PANROTAS / Karina Cedeño
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Aeronave passando por manutenção
PANROTAS / Karina Cedeño
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O computador Atec é responsável por analisar todos os tipos de computadores existentes a bordo
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A caixa preta (que é laranja) também passa pelo MRO
PANROTAS / Karina Cedeño
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Esta máquina pesa as aeronaves e define o seu peso
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Aqui, é feita a manutenção das rodas
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A bancada de teste do piloto automático funciona por touchscreen
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Gerador do avião
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Todos componentes do gerador do avião
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Na oficina de vasos de pressurização, embalagens e válvulas são testadas
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Os escorregadores de emergência também são testados e têm durabilidade de três anos
PANROTAS / Karina Cedeño
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No MRO também são produzidas algumas peças, contanto que estejam autorizadas pela fabricante das aeronaves
PANROTAS / Karina Cedeño
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Nariz de avião que recebeu nova pintura
PANROTAS / Karina Cedeño
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Peças que passaram por nova pintura
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Peças do avião que foram danificadas pela colisão com pássaros são trazidas para esta oficina
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Uma aeronave da extinta Pantanal Linhas Aéreas é usada no MRO como avião-escola para engenheiros
PANROTAS / Karina Cedeño
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Área onde as peças passam por processos de galvanização e restauram suas propriedades químicas
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Área de manutenção de trens de pouso
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Janelas do avião passando por nova pintura
PANROTAS / Karina Cedeño
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Poltronas passando por manutenção
PANROTAS / Karina Cedeño
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Nesta oficina, ficam todas as poltronas que passarão por manutenção
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Área onde itens como cintos de segurança são lavados e passam por manutenção
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Cintos de segurança aguardando manutenção
PANROTAS / Karina Cedeño
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O Centro de Manutenção da Latam foi construído em uma antiga fazenda, apresentando por isso uma ampla área verde