Movida

Karina Cedeño   |   27/06/2016 11:31

Conheça o Centro de Manutenção da Latam (SP)

Localizado em São Carlos (SP), o Centro de Manutenção da Latam, também chamado de MRO, recebe anualmente cerca de 202 aeronaves. É ali que são feitos os chamados checks, manutenções mais pesadas que requerem ferramentas e profissionais espec&a


Karina Cedeño
É lá que são desmontadas e revisadas as aeronaves

Localizado em São Carlos (SP), o Centro de Manutenção da Tam, também chamado de MRO, recebe anualmente cerca de 202 aeronaves. É ali que são feitos os chamados checks, manutenções mais pesadas que requerem ferramentas e profissionais específicos, ou não encontrados nas chamadas manutenções de linha, que acontecem nos aeroportos.

“A cada 7,5 mil horas de voo, ou seis mil ciclos (cada ciclo é composto por uma decolagem e um pouso), as aeronaves precisam vir ao MRO para manutenção, que pode levar de cinco a 34 dias, dependendo da complexidade”, conta o diretor do Centro de Manutenção da Latam, Alexandre Peronti. O centro recebe todos os tipos de de aeronaves da companhia, menos o Boeing 777, cuja manutenção é feita em outros países. “Já recebemos também aeronaves de outras companhias, como a Avianca, a Azul e a antiga Trip”, relata Peronti.

Mas não só apenas as aeronaves são revisadas ali, como também todos os seus componentes, que podem ser analisados nas 22 oficinas onde trabalham 1,3 mil funcionários, disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana. Além da parte mecânica, elétrica, eletrônica e química, no local também há costureiras que produzem a tapeçaria e os encostos dos assentos, e profissionais responsáveis poro montar os kits médicos das aeronaves. “Nosso maior desfaio aqui é fazer as entregas no prazo, com os custos adequados”, finaliza Peroni.

CURIOSIDADES

  • O MRO recicla 70% do que produz. Ao ano, são recicladas 20 toneladas de papel e 5,5 toneladas de copos plásticos;
  • Todo funcionário que completa dez anos de empresa ganha uma árvore, que pode ser plantada na área verde do Centro de Manutenção da Latam;
  • No MRO são gastos mais de 121,5 mil litros de água por dia, e toda esta água é tratada no local e devolvida aos rios

Quer conhecer o MRO? Confirma mais fotos no álbum a seguir.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias