Rafael Faustino   |   27/06/2016 15:32

EUA e Sérvia retomam rota direta após 24 anos; veja

O Airbus 330-200 da Air Serbia foi o primeiro avião oriundo da Servia a pousar nos Estados Unidos após 24 anos, na época em que o país ainda fazia parte da Iugoslávia.

Um voo histórico aterrissou em Nova York ao meio-dia de hoje (13h, no horário de Brasília). O Airbus 330-200 da Air Serbia foi o primeiro avião oriundo da Servia a pousar nos Estados Unidos após 24 anos, na época em que o país ainda fazia parte da Iugoslávia.

O voo JU500 inaugurou a rota entre Belgrado e Nova York que terá cinco frequências semanais. Ao chegar no aeroporto JFK, a aeronave, que trouxe membros do governo e diretores da companhia sérvia – que é uma estatal mista do país – foi recebida com o tradicional canhão de água de boas-vindas.

Divulgação/Air Serbia
Canhões de água "batizaram" o avião da Air Serbia assim que ele aterrissou em Nova York

Uma das principais intenções do governo sérvio é promover viagens dos cidadãos de seu país para visitar parentes nos Estados Unidos – estima-se que há 200 mil pessoas com ascendência sérvia no país. Por outro lado, atrair turistas norte-americanos para o país é outro objetivo para impulsionar o turismo local.

PARCERIA COM ETIHAD
A Air Serbia retoma o crescimento de uma companhia sérvia após um investimento da Etihad Airways, que em 2013 comprou 49% da antiga Jat Airways e gerou a nova companhia que hoje chega a Nova York. Assim, a companhia europeia entrou no programa Etihad Airways Partners, que dá às parceiras da aérea árabe apoio com treinamento de pilotos e outras atividades.

O próprio A330 utilizado na nova rota foi cedido pela Etihad. O avião tem 254 lugares, assentos que viram cama na classe executiva, e sistema de entretenimento com obras nos idiomas inglês e sérvio.

Tópicos relacionados