Rafael Faustino   |   28/06/2016 16:06

Lufthansa lança wi-fi em voos de curta duração

Já em outubro deste ano, a alemã Lufthansa deverá iniciar a extensão seu serviço de wi-fi a bordo às aeronaves que fazem voos médios e curtos.


Já em outubro deste ano, a alemã Lufthansa deverá iniciar a extensão seu serviço de wi-fi a bordo às aeronaves que fazem voos médios e curtos. É quando será testado o primeiro A320 com essa tecnologia, que deverá ser levada a toda frota desse modelo até 2018.

A Lufthansa Technik, companhia MRO do grupo, foi a primeira em toda a Europa a obter a certificação necessária para instalar as antenas na família A320, que inclui também os modelos A319 e A321. Com isso, a tecnologia foi instalada neste mês na primeira das aeronaves da Lufthansa, que passará por testes nas próximas semanas.

Utilizando a tecnologia fornecida pela empresa britânica de telecomunicações Inmarsat, a Lufthansa quer dar um serviço de internet que permita aos passageiros não apenas a navegação básica e acesso a e-mails, mas também transmissões de vídeo e outros que requerem uma conexão mais rápida.

HISTÓRICO
Com a novidade, a companhia alemã segue com sua tradição de pioneirismo quando o assunto é internet nos aviões. A empresa fez o primeiro voo comercial com acesso a banda larga ainda em 2003, mas precisou interromper o serviço três anos depois devido ao fim da operação comercial dos satélites da Boeing.

Em 2010, a Lufthansa foi a primeira companhia aérea a fornecer acesso a wi-fi em voos intercontinentais, e, desde 2015, oferece o serviço aos passageiros em 107 voos de longa duração. Agora, será a vez das viagens mais curtas também receberem esse atrativo.

No Brasil, a Gol é a primeira companhia aérea a instalar a tecnologia wi-fi em suas aeronaves. A empresa promete acesso com opção gratuita, e deve iniciar a operação em voos comerciais até o final deste ano.

Tópicos relacionados