Fernanda Cordeiro   |   21/07/2016 10:34

Airbus testa uso de drone para inspecionar avião

Com o uso do equipamento, tempo da inspeção cai de duas horas para 15 minutos

Divulgação
A Airbus está testando o uso de drones adaptados na hora de inspecionar possíveis falhas em componentes ou detectar danos em aviões, antes deles serem entregues aos compradores.

A construtora europeia e a empresa de tecnologia Intel adaptaram um AscTec Falcon 8, e o drone é usado principalmente em levantamentos topográficos. O equipamento conta agora com câmeras capazes de fazer uma série de imagens com uma resolução de 42 megapixels.

Para a tarefa, o drone é programo para percorrer uma rota em torno do avião e fazer a sequência de fotos do avião. Todo o percurso é acompanhado em terra por um operador de qualidade da Airbus. A primeira demonstração do serviço foi feita no Farnborough International Airshow, na Inglaterra.
Divulgação
Projeção que o programa cria a partir das fotos do drone
Em um voo, cerca de 150 imagens são capturas e enviadas a um programa de computador que cria um protótipo virtual da aeronave(foto). Com isso é possível aumentar as imagens em determinadas áreas para ver as possíveis falhar, mais de perto.

A chefe de qualidade da Airbus, Nathalie Ducombeau, ressalta a importância do uso dos drones. “O uso dessa nova tecnologia oferece melhores condições de trabalho e melhora a segurança e o conforto dos inspetores de qualidade”

O uso tem dois objetivos principais, otimizar o tempo e evitar acidentes. As inspeções com o equipamento demoram no máximo 15 minutos, já no modo convencional levava até duas horas.

A segurança é o outro motivo, já que sem o drone, os funcionários precisariam ficar a metros de altura, o que poderia vir a causar algum acidente. Quando o equipamento faz a inspeção o funcionário fica no chão, apenas inspecionando o serviço do drone.

Um teste em nível industrial está sendo feito na linha A330 e a Airbus estudo implementar os drones em outros processos da empresa.

Tópicos relacionados