Movida

Felippe Constancio   |   28/07/2016 09:47

Saiba quais são as aéreas mais inseguras do mundo

Ao avaliar a qualidade dos serviços e segurança de linhas aéreas do mundo todo para montar um ranking com as melhores e mais seguras do mundo, o site Airline Ratings acabou encontrando empresas com má reputação. confira


Do odometer.com

Você quer que sua próxima reserva de voo seja, no pior dos sentidos, one way ticket? Se não, é melhor conferir a lista das companhias aéreas mais inseguras do mundo feita pelo Airline Ratings antes de planejar suas aventuras. Brincadeiras à parte, o estudo avalia a qualidade dos serviços e segurança de linhas aéreas do mundo todo para montar um ranking com as melhores e mais seguras do mundo. Contudo, o site também acaba encontrando empresas com má reputação.

Na avaliação feita a partir de critérios como auditorias externas feitas por governos locais e associações, registros de acidentes, número de vítimas fatais e histórico de operações, o Airline Ratings estimou a qualidade de 407 aéreas internacionais em uma escala que vai de zero a sete estrelas. Destas, 148 atingiram a nota máxima, enquanto 50 tiveram três estrelas ou menos.

Também revelada em 2016, uma pesquisa feita pela To70 sobre segurança aérea mostrou que, pela segunda vez seguida, a principal causa de morte apontada na pesquisa 2016 foi a "interferência de ilícita" - em outras palavras, execução. Entre os fatos ocorridos ainda em 2015 lembrados pela pesquisa estão as quedas do Boeing 777 da Malaysian Airlines em março daquele ano e do Boeing 777-200, da mesma empresa, que foi abatido em solo ucraniano quatro meses depois. A análise recorda ainda o caso da Germanwings, em março do ano passado, que teve seu Airbus A320-211 chocado contra os Alpes Franceses, em suicídio do piloto Andreas Lubitz.

Vale lembrar que, na lista do Airline Ratings, são considerados apenas acidentes não causados por atentados ou ações suicidas dos pilotos. Mas apesar da apuração detalhada envolvendo centenas de empresas, a imprensa internacional chegou a criticar os critérios do site, uma vez que "ele não parece priorizar o que muito passageiros consideram o fator mais importante para a reputação de segurança: a quantidade de voos feitos sem perda de vidas", observou o inglês Independent.

Pelas contas do site, foram reportados 21 acidentes aéreos em 2014, com 986 mortes, enquanto que em 2015 o número caiu para 16 acidentes, com 560 vítimas fatais.

Na lista das "dez menos", as companhias aéreas com as piores condições de segurança do mundo são de grande parte da Indonésia, com apenas uma companhia, a segunda colocada, do Suriname. Confira a lista:

10) Xpress Air, da Indonésia

Do Xpress Air



9) Wings Air, da Indonésia

Do vartumashvili.livejournal.com



8) Trigana Air Service, da Indonésia


Da reuters



7) TransNusa, da Indonésia


Do picssr


6) Sriwijaya Air, da Indonésia

Do aviationaccidents.com



5) Lion Air, da Indonésia

Da AFP



4) Kal-Star Aviation, da Indonésia

Do beritatrans



3) Citilink, da Indonésia


Do vosizneias


2) Bluewing Airlines, do Suriname

Do aircraft-finder



1) Batik Air, da Indonésia

Do trasvelertips.org


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias