Da Redação   |   25/10/2016 15:05

Participação da Infraero em 5 aeroportos será vendida

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, afirmou hoje que o governo vai vender a participação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nas concessões dos aeroportos de Brasília, Guarulhos


Emerson Souza
Guarulhos está entre os aeroportos cuja participação da Infraero será vendida
Guarulhos está entre os aeroportos cuja participação da Infraero será vendida

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, afirmou hoje que o governo vai vender a participação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nas concessões dos aeroportos de Brasília, Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas-SP), Confins (MG) e Galeão (RJ).

“A tendência é a dissolução do capital. Só não definimos ainda o momento”, afirmou Quintella. “Essa é uma decisão tomada. A Infraero deverá ter seu capital dissolvido nos aeroportos”, acrescentou.

Ainda de acordo com o ministro, a saída dos negócios vai depender, entre outros fatores, das condições de mercado. “O governo vai avaliar o que é melhor do ponto de vista arrecadatório”, explicou. A decisão, segundo ele, terá de ser tomada até dezembro, quando termina o prazo para o recolhimento da taxa de outorga da concessão.

“Vamos ter que definir isso até o final do ano, prazo para o pagamento de outorga”, disse. “No momento do pagamento do exercício fiscal, o governo terá uma posição definida”, concluiu.

Com a atualização do pacote de Michel Temer e seus aliados, a intenção do governo é deixar a operação de aeroportos de médio porte com a Infraero. Os terminais de grande porte serão entregues à iniciativa privada e os pequenos seriam repassados às respectivas prefeituras que, por sua vez, podem leiloar ao setor privado.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados