Janize Colaço   |   19/10/2016 16:20

Privatização da Tap será concluída em 2017, diz ministro

O ministro do Planeamento e Infraestruturas de Portugal, Pedro Marques, afirmou nesta terça-feira (18) que as negociações para reestruturar a dívida da Tap, com a recomposição do capital acionista, deverão ser concluídas apenas em 2017.

Divulgação/Tap

O ministro do Planejamento e Infraestrutura de Portugal, Pedro Marques, afirmou nesta terça-feira (18) que as negociações para reestruturar a dívida da Tap, com a recomposição do capital acionista, serão concluídas apenas em 2017.

Ainda de acordo com Marques, a negociação do reescalonamento da dívida da empresa com o setor financeiro, bem como a obtenção das autorizações das entidades que têm contratos com a Tap, segue em curso. E, embora as medidas para concluir as transações sejam feitas ainda neste ano, o parecer da Autoridade Nacional da Aviação Civil (Anac) pode chegar apenas em 2017.

O processo de privatização da companhia foi assinado pelo governo português, ainda permitindo ao Estado ter direito a 50% do capital. Entretanto, mesmo após a renegociação da dívida, a privatização ainda vai precisar do aval da Anac.

Neste modelo, o consórcio Atlantic Gateway, que tem David Neeleman como sócio, ficará com 45% da Tap, e poderá chegar aos 50% com a aquisição de 5% do capital que será, todavia, colocado à disposição do mercado.

Tópicos relacionados