Henrique Santiago   |   23/11/2016 19:05

Após acidentes fatais, Transasia encerra operações

A companhia aérea taiwanesa Transasia Airways anunciou o fim das atividades após 65 anos. Com operações domésticas e em países vizinhos asiáticas, a empresa ficou conhecida por protagonizar dois acidentes fatais em menos de um ano que deixaram cerca

Reprodução/Transasia Airways
O site oficial da aérea apresenta a informação do fim das operações
O site oficial da aérea apresenta a informação do fim das operações

A companhia aérea taiwanesa Transasia Airways anunciou o fim das atividades após 65 anos. Com operações domésticas e em países vizinhos asiáticos, a empresa ficou conhecida por protagonizar dois acidentes fatais em menos de um ano que deixaram cerca de 80 mortos.

Em comunicado, o conselho de diretores chegou a essa decisão após tornar inviável a retomada dos negócios depois das tragédias aéreas, ainda que tenha destacado os esforços dos funcionários para tal.

Somente nos três primeiros trimestres deste ano, a Transavia acumula perdas avaliadas em 2,2 bilhões de dólares taiwaneses (cerca de US$ 70 milhões ou R$ 232 milhões). “É uma decisão dolorosa desfazer essa companhia. Nós continuamos tentando encontrar profissionais domésticos e internacionais, parceiros, ou até mesmo um novo time operacional para ajudar a empresa. É uma pena que essa esperança não foi preenchida”, declarou o presidente Vincent Lin.

A empresa diz que, por “ter a segurança de um voo como prioridade até o fim”, foi necessária a suspensão de todos os voos para prevenir a decisão do conselho de afetar o bem-estar dos tripulantes de cabine e pôr em risco suas vidas.

A aérea taiwanesa ainda formou uma força-tarefa para lidar com questões de reembolso de passageiros, demissão de funcionários, comunicação com o governo, apuração de sua dívida, entre outros.

HISTÓRICO DE ACIDENTES
Em 23 de julho de 2014, um ATR 72-500 que operava uma rota doméstica GE222 colidiu com prédios durante uma tentativa de aterrissar na ilha Penghu. Com 58 pessoas a bordo, incluindo 54 passageiros e quatro funcionários, apenas dez sobreviveram.

No ano seguinte, em 4 de fevereiro, a Transasia virou notícia mundial após o acidente do voo GE235. Logo depois de decolar, a aeronave ATR 72-600 que carregava 58 pessoas sofreu uma pane até cair em um rio. Apenas 15 sobreviveram. Relembre a ocasião no vídeo abaixo.


Tópicos relacionados