Movida

Fernanda Cordeiro   |   02/12/2016 18:47

Com greve, lixo toma conta do aeroporto de Barcelona

Ao todo, os 350 funcionários do local estão parados. Os grevistas ainda se manifestam nos terminais jogando papéis e lixo não orgânico, no chão de todo o aeroporto.


Reprodução
Funcionários da limpeza do aeroporto estão há quatro dias em greve
Funcionários da limpeza do aeroporto estão há quatro dias em greve
A greve ds funcionários do aeroporto de Barcelona El Prat completou quatro dias nesta quinta-feira e, com isso, os terminais do local estão com o chão repletos de papéis, frutas e lixo que não cabem mais nos cestos. De acordo com o jornal El País, os trabalhadores protestam contra cortes de benefícios trabalhistas.

No vídeo da televisão espanhola RTVE, é possível ter uma noção de como estão os terminais do aeroporto, sem o serviço de limpeza. Veja abaixo:



A greve foi motivada por um documento que a Valoriza - empresa responsável pela limpeza - apresentou aos funcionários em que planeja mudanças nos horários de trabalho e dias de férias. “Trabalhamos oito horas, recebemos por sete e a última hora é acumulada para 24 dias de férias, que agora querem tirar de nós”, disse um dos grevistas ao jornal espanhol.

Ao todo, os 350 funcionários do local estão parados. Os grevistas ainda se manifestam nos terminais jogando papéis e lixo não orgânico no chão de todo o aeroporto. Em comunicado a Valoriza disse que esta disposta à dialogar e que o documento com as mudanças só quer “adequar o horário dos trabalhadores às necessidades do aeroporto”.

A greve deve terminar na noite desta sexta-feira, mas caso as exigências não sejam atendidas, o sindicato convocará outra greve para 22 e 23 de dezembro, um dos períodos mais movimentados do aeroporto, por conta das festas de fim de ano.

Apesar da greve, os funcionários ainda são obrigados a cumprirem uma função mínima das tarefas pelo Departamento de Trabalho do Governo Catalão (Generaliatat). Com isso, os grevistas precisam fazer uma limpeza parcial dos banheiros e a coleta apenas do material orgânico nos terminais.


*Fonte: El País e RTVE

conteúdo original: http://bit.ly/2fU2ax3

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias