Movida

Fernanda Cordeiro   |   13/12/2016 10:25

Com wi-fi, EUA devem regular chamadas de voz nos voos

Com a proposta, o fato das chamadas de voz serem permitidas em voos deverá ser divulgada desde o processo de compra. Nenhuma divulgação é necessária se o voo não permitir chamadas de voz.


Dreamstime

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) anunciou uma proposta que exige que as companhias aéreas e agentes de viagens norte-americanos informem antecipadamente aos viajantes se seu voo permite ligações usando internet sem fio no voo. Com a proposta, o fato das chamadas de voz serem permitidas em voos deverá ser divulgada desde o processo de compra. Nenhuma divulgação é necessária se o voo não permitir chamadas de voz.

Em comunicado, o DOT disse acreditar que permitir chamadas de voz, sem fornecer uma notificação adequada, seria uma prática injusta e enganosa. Atualmente, as regras proíbem o uso de dispositivos móveis em certas frequências de rádio a bordo de aeronaves. No entanto, as regras existentes não cobrem wi-fi e outros meios pelos quais é possível fazer chamadas de voz.

"Os consumidores merecem ter informações claras e precisas sobre se uma companhia aérea permite chamadas de voz antes de comprar um bilhete e embarcar na aeronave", disse o secretário de Transporte dos EUA, Anthony Foxx. "A proposta de hoje garantirá que os viajantes aéreos não sejam expostos involuntariamente a chamadas de voz, já que muitos deles estão preocupados com a idéia de que os passageiros falam em telefones celulares em vôo".

O Departamento também está buscando opinião dos viajantes sobre se apenas a divulgação é suficiente ou se deve simplesmente proibir chamadas de voz em voos dentro ou para dos Estados Unidos. Em fevereiro de 2014, o DOT abriu uma consulta para saber se deveria ou não liberar as ligações, a maioria foi contra às chamadas de voz alegando que elas são perturbadoras, particularmente no espaço que os passageiros ocupam na aeronave.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias