Brunna Castro   |   22/12/2016 10:20

Conheça os bastidores do acordo de Delta e Aeroméxico

As companhias aéreas Delta Air Lines e Aeroméxico anunciaram hoje a ordem final emitida pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) que viabiliza um acordo de cooperação entre as empresas graças à imunidade antitruste.

As companhias aéreas Delta Air Lines e Aeroméxico anunciaram hoje a ordem final emitida pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT) que viabiliza um acordo de cooperação entre as empresas graças à imunidade antitruste. Alguns bastidores da aliança, considerada "histórica", foram divulgados pelo site Skift.
Divulgação
As duas companhias aéreas poderão "conspirar" de forma legal a respeito de preços e horários com as operadoras que concordarem em cumprir as condições estabelecidas pelo DOT. Para os passageiros, o acordo significa que Delta e Aeromexico irão operar como uma só companhia em voos transfronteiriços. As empresas definirão tarifas, compartilharão receitas e alinharão horários para garantir que mais viajantes possam fazer conexões.

A aprovação por parte do governo, entretanto, veio com "algumas condições surpreendentemente duras", segundo o Skift.

As novas exigências do DOT colocavam em dúvida até mesmo a aceitação por parte das companhias. Delta e Aeroméxico devem desistir de 24 pares de slots na Cidade do México e quatro no aeroporto JFK em Nova York, com os direitos de decolagem e pouso indo para os concorrentes. Além disso, o negócio não é permanente e as companhias aéreas deverão reaplicar o acordo após cinco anos.

Havia a dúvida de que as companhias, que são parceiras de longa data, aceitariam as condições, mas o suspense acabou com o anúncio feito ontem.

JOINT VENTURES
As joint ventures, que são imune às leis de defesa da concorrência, não são novas para a Delta. A companhia conta com vários acordos dessa natureza, com a Air France-KLM e a Virgin Atlantic, por exemplo. Por mais de uma década, a Delta também teve imunidade antitruste com a Korean Air Lines - no entanto, as duas companhias ainda não procuraram ainda uma relação estreita.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2igmjyX

Tópicos relacionados