Movida

Renato Machado   |   05/12/2016 10:08

Etihad e Tui lançarão nova aérea na Europa em 2017

A Europa terá uma nova companhia aérea voltada para o mercado de lazer já em sua próxima alta temporada. Está previsto para abril de 2017 o lançamento da joint-venture entre o Grupo de Aviação Etihad (EAG) e o Tui AG. A proposta da empresa &ea

Divulgação
A Europa terá uma nova companhia aérea voltada para o mercado de lazer já em sua próxima alta temporada. Está previsto para abril de 2017 o lançamento da joint-venture entre o Grupo de Aviação Etihad (EAG) e o Tui AG. A proposta da empresa é ligar destinos-chave dentro do mercado do velho continente.

O conselho do EAG aprovou nesta segunda-feira a proposta de criação da companhia, que ainda não possui nome, mas que tem sede em Viena, capital da Áustria. De acordo com a Etihad, a aérea irá operar com 60 aeronaves, disponibilizando 15 milhões de assentos por ano.

Dentre os destinos previamente estipulados para formar a malha da empresa , estão países como Alemanha, Áustria, Espanha e Espanha insular (ilhas Baleares e Canárias), Grécia e Suíça.

A nova transportadora nasce da operação de uma companhia já existente, a Niki Lufthart, subsidiária da Air Berlin. Por meio de seu braço de investimento, o EAG irá adquirir 49,8% da Niki indiretamente mantidos pela Air Berlin – repassando a parcela à nova aérea quando esta for criada. Os 50,2% restantes permanecerão nas mãos do fundo Niki Privatstiftung, já existente.

Na nova companhia aérea, o Etihad Aviation Group terá 25% das ações, enquanto que 24,8% estará em posse do Tui AG. O aval para a criação da aérea já havia sido dado pelo conselho do Tui AG no último dia 23. O investimento do grupo se dará por meio do fornecimento de 14 aeronaves da Tuifly, atualmente operadas pela aérea para a Air Berlin dentro de um acordo de wet-lease.

Apesar de autorizada pelos conselhos dos dois grupos participantes, a transação ainda aguarda aprovação das agências de regulação da aviação europeia e das autoridades antitruste locais.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias