Rodrigo Vieira   |   27/12/2016 14:26

Leilão de aeroportos em 2017 deve ter ágio reduzido

Especialista afirma que momento nebuloso da economia e política e até lava jato pode influenciar na licitação. 


Flickr/Jorge Brazil
Aeroporto de Salvador será privatizado em março de 2017
Aeroporto de Salvador será privatizado em março de 2017

A ser realizado em 16 de março de 2017, o leilão para a concessão dos aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza à iniciativa privada deve contar majoritariamente com consórcios mistos (investidores nacionais e estrangeiros), mas deve conter ágios menores em relação aos leilões anteriores, como o do aeroporto de Brasília, por exemplo.

Além disso, em meio ao nebuloso momento econômico e político no Brasil, operações de infraestrutura devem se concentrar mais na renovação de contratos do que na realização de novas concessões. No início do mês, o governo federal apontou que os terminais das capitais gaúcha, baiana, catarinense e cearense deverão receber um investimento na casa dos R$ 6,6 bilhões.

À Agência Estado, o coordenador do Núcleo de Logística, Infraestrutura e Supply Chain da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, afirmou que os aeroportos são atraentes para os grupos internacionais, já que o setor possui um marco regulatório adequado, os investimentos não são tão altos em relação ao potencial de retorno e a participação da Infraero foi retirada da modelagem (nos leilões passados, a estatal continuava com uma fatia de 49% dos aeroportos).

Resende destaca, contudo, que a participação dos grupos nacionais permanece uma incógnita, devido ao envolvimento de players importantes na Operação Lava Jato. “No entanto, a atratividade continua e provavelmente teremos um mix de grupos internacionais e nacionais, até mesmo em consórcio”, avaliou o especialista.

As exigências de investimentos nos aeroportos incluem a ampliação dos terminais de passageiros, dos pátios de aeronaves e de estacionamentos. No caso do aeroporto de Salvador, está determinada a exigência de construção de uma nova pista de pouso e decolagem. Em Florianópolis, será preciso construir um novo terminal de passageiros e um estacionamento.

Além disso, as concessionárias também deverão fazer melhorias imediatas nos terminais, como revitalização e atualização de sinalizações e de sistema de iluminação e a disponibilização de internet gratuita e de alta velocidade. Melhorias de banheiros e fraldários, sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes também estão incluídas na lista. As tarifas de embarque serão fixadas em contrato e terão o mesmo valor vigente atualmente.


*Fonte: Agência Estado

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