Fernanda Cordeiro   |   06/12/2016 20:50

Trump quer cancelar pedido do Air Force One da Boeing

A Boeing constrói os aviões que transportam os presidentes dos Estados Unidos desde 1943. A nova encomenda de aeronaves é um pedido do Pentágono que está planejando substituir a frota de B747-200, já que os que estão em uso foram construídos e


Divulgação/White House
A Boeing constrói os aviões que transportam os presidentes dos Estados Unidos desde 1943
A Boeing constrói os aviões que transportam os presidentes dos Estados Unidos desde 1943
O presidente eleito Donald Trump segue causando polêmica nos Estados Unidos. Em um novotuíte, o empresário disse que a última encomenda de Air Force One – avião de uso exclusivo do presidente do país – deve ser cancelada devido ao alto preço da aeronave.

"A Boeing está construindo um novo 747 Air Force One para futuros presidentes, mas os custos estão fora de controle, mais de US$ 4 bilhões", disse Trump hoje no Twitter. "Cancelar pedido!", completou.

A Boeing constrói os aviões que transportam os presidentes dos Estados Unidos desde 1943. A nova encomenda de aeronaves é um pedido do Pentágono que está planejando substituir a frota de B747-200, já que os que estão em uso foram construídos em 1980 e atingem o limite da vida útil em 2017.


Facebook/Donald J. Trump
De acordo com a Bloomberg, os novos Air Force One devem começar as operações em 2023 e espera-se que o interior da aeronave seja parecido com o atual, com escritório e quartos, para o presidente e sua família. Os novos aviões também serão equipados para reabastecimento de combustível no meio do ar.

Entretanto, não há outra opção para Trump, se ele quiser comprar aviões que sejam totalmente fabricados nos Estados Unidos, a Boeing é a única empresa disponível e 100% norte-americana. Em 2013, quando foi aberto a solicitação de pedidos, o Airbus Group disse que não enviaria uma proposta. Em 2015, a Força Aérea dos EUA informou que daria o contrato a Boeing sem nenhuma concorrência.

BOEING SE POSICIONA
Após o questionamento feito por Donald Trump a respeito do contrato do governo com a Boeing, a fabricante norte-americana respondeu dizendo que "entregar as melhores aeronaves para o presidente ao melhor custo para os contribuintes."

A companhia afirma ter um contrato de US$ 170 milhões vigente na atualidade para "determinar os recursos necessários" das próximas aeronaves que servirão os presidentes dos Estados Unidos.

Veja abaixo o posicionamento completo da empresa:

Atualmente temos um contrato de USD 170 milhões para determinar os recursos necessários para esta complexa aeronave militar que atende às necessidades singulares do presidente dos Estados Unidos. Esperamos trabalhar com a Força Aérea dos Estados Unidos nas próximas etapas do projeto para que possamos entregar as melhores aeronaves para o presidente ao melhor custo para os contribuintes.

*Publicação atualizada às 12h36 do dia 7/12 para incluir o posicionamento da Boeing sobre as declarações de Donald Trump


*Fonte: Bloomberg

conteúdo original: http://bloom.bg/2hd4jov

Tópicos relacionados