Brunna Castro   |   11/01/2017 11:26

Iata: demanda por voos tem alta de 7,6% em novembro

Com a maior alta em nove meses, a demanda de passageiros por voos, medida em passageiros-quilômetros pagos (RPK), teve alta de 7,6% em novembro de 2016, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado foi divulgado pela Associação Internacional de Trans

Pixabay
Com a maior alta em nove meses, a demanda de passageiros por voos, medida em passageiros-quilômetros pagos (RPK), teve alta de 7,6% em novembro de 2016, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O dado foi divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). A oferta de assentos, medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), teve alta de 6,5% no mesmo período.

"A maior demanda por viagens aéreas reflete - e apoia - uma recuperação no ciclo econômico global. Com o efeito de estímulo da queda dos preços do petróleo recuando no retrovisor, a força do ciclo econômico terá um papel chave no ritmo de crescimento da demanda em 2017", afirma o diretor-Geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac, em comunicado.

INTERNACIONAL

A demanda internacional de passageiros em novembro cresceu 8% em relação ao ano anterior. Companhias aéreas em todas as regiões apresentaram crescimento, de acordo com a Iata. A capacidade total subiu 6,8% no período.

Na América Latina, o tráfego aéreo cresceu 7% e a capacidade, 2,8%. Para a Iata, a tendência de alta no tráfego internacional se manteve forte, apesar das difíceis condições na rota América do Norte-América do Sul, apoiada pela demanda internacional na parte sul.

DOMÉSTICO

A demanda por viagens domésticas aumentou 7,1% em novembro de 2016 na mesma base de comparação. Os resultados tiveram grandes variações, com China, Índia e Rússia registrando crescimento de dois dígitos, enquanto a demanda caiu no Brasil e no Japão.

Tópicos relacionados