Karina Cedeño   |   19/01/2017 19:34

Mastercard cogita divulgar peso de clientes a aéreas

Caso as companhias aéreas soubessem a altura e peso dos passageiros antes de lhes atribuir um lugar, isso tornaria a experiência de viagem mais confortável para todos os viajantes? Ou o caso poderia ser considerado invasão de privacidade?A polêmcia foi gerada ap&

Dreamstime
As informações seriam utilizadas pelas cias aéreas para remanejar da melhor forma os passageiros em voos
As informações seriam utilizadas pelas cias aéreas para remanejar da melhor forma os passageiros em voos

Caso as companhias aéreas soubessem a altura e peso dos passageiros antes de lhes atribuir um lugar, isso tornaria a experiência de viagem mais confortável para todos os viajantes? Ou o caso poderia ser considerado invasão de privacidade?

A polêmica foi gerada após a Mastercard ter feito um pedido de patente que se tornou público no início desse mês. Por meio dele, a empresa utilizaria informações sobre compras de vestuário e sapatos de clientes e, conhecendo altura e o peso aproximados de cada um deles, compartilharia a informação com companhias aéreas e outras empresas de transporte.

O inventor da patente, Justin Xavier Howe, não trabalha para a Mastercard, mas esta última mantém os direitos sobre ela, de acordo com informações fornecidas pelo porta-voz Bernhard Mors ao Skift, afirmando que a Mastercard não tem planos imediatos para usar a invenção.

"Nós arquivamos muitas patentes, incluindo aquelas que podem estar à frente dos tempos da nossa indústria. Para esta patente em particular, não nos concentramos em sua aplicação e não temos mais informações para compartilhar", afirmou Mors. Entretanto, é fato de que as corporações geralmente não solicitam patentes se não suspeitam que elas possam ser úteis de alguma forma. "As patentes são caras. Alguém teve que tomar a decisão de que isso pode valer o tempo e dinheiro gastos para solicitar uma patente em torno de um potencial projeto futuro ou fluxo de receitas", afirma o consultor sênior do escritório de advocacia Akin Gump, Peter Emmi.

O pedido de patente observa que as companhias aéreas poderiam simplesmente pedir aos passageiros sua altura e peso, mas observa que os consumidores tendem a mentir. "É improvável que as pessoas relatem com precisão seu tamanho real. Por exemplo, alguns indivíduos propositadamente representam que eles são mais leves do que de fato”, afirmou em comunicado.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2i6BRIl

Tópicos relacionados