Henrique Santiago   |   13/02/2017 16:45

Delta aumenta oferta para comprar 49% da Aeromexico

A Delta aumentou a oferta para comprar até 49% do capital do Grupo Aeroméxico de 43,59 pesos mexicanos para 53 pesos mexicanos por ação.

A Delta Air Lines iniciou a semana com o lançamento de uma oferta ainda maior para adquirir 49% de capital circulante da Aeroméxico. Apesar do acordo já ter sido aprovado pelas entidades regulatórias dos Estados Unidos, ainda falta a parte mexicana, e a ampliação da oferta atende à necessidade de correção financeira no período em que a negociação já se arrasta.

Em nota, a companhia aérea dos Estados Unidos disse ter oferecido, por meio da Bolsa de Valores Mexicana, um lance de até 32% capital social do Grupo Aeroméxico S.A.B. por 53 pesos mexicanos por ação em circulação.

Divulgação
Aeroméxico e Delta
Aeroméxico e Delta

A diferença do valor anunciado anteriormente de 43,59 pesos mexicanos é resultado das variações de taxa de câmbio e outros fatores, informou a Delta. A conclusão do negócio está sujeita a certas condições, continuou a aérea, como a aceitação da oferta pelos detentores de ao menos 25% das ações do Grupo Aeroméxico e recebimento das aprovações de acordo antitruste no México.

Atualmente, a transportadora é dona de cerca de 4,2% das ações em circulação do Grupo Aeroméxico e ainda tem a opção de adquirir adicionais 12,8%, totalizando 17%. Até o segundo semestre deste ano, ambas as empresas vão implementar um acordo de cooperação.

A parceria de Delta e Aeroméxico começou em 1994, quando as duas lançaram o primeiro voo de codeshare. Já em 2011, a norte-americana iniciou um acordo comercial e, no ano seguinte, investiu US$ 65 milhões em ações do grupo mexicano. No ano de 2015, iniciaram conversas de parceria de voos entre Estados Unidos e México em busca da aprovação de imunidade das leis antitruste estadunidenses para a implantação de uma cooperação conjunta. Com a aprovação, as empresas esperam as medidas requeridas serem instaladas.

Tópicos relacionados