Rafael Faustino   |   14/02/2017 14:22

Hotel, lounge e área para menores: o renovado Paris-CDG

Em evento realizado juntamente com a Air France, que opera mil voos diários no aeroporto Charles de Gaulle, o Grupo ADP – Aéroports de Paris apresentou as últimas melhorias feitas no terminal

Divulgação/Air France
Apenas alguns dos fingers da Air France no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Apenas alguns dos fingers da Air France no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris

PARIS - Maior hub europeu em termos de conexões intercontinentais, de acordo com a ACI Europe, e o segundo maior aeroporto do continente em número de passageiros – atrás apenas de Heathrow, em Londres –, com 65,8 milhões em 2016. Esses números talvez falem por si só, mas o aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, tem planos ambiciosos para atrair ainda mais pessoas e aeronaves.

Em evento na semana passada realizado juntamente com a Air France, que opera mil voos diários no local para mais de 320 destinos, o Grupo ADP – Aéroports de Paris, que administra o aeroporto, apresentou as últimas melhorias feitas no terminal. Elas incluem um hotel dentro da área de embarque, um lounge aberto a todos passageiros e uma área para menores desacompanhados.

Rafael Faustino
A ideia é, em parceria com a Air France, tornar o CDG um centro cada vez mais relevante para a aviação internacional, aproveitando a posição estratégica entre ocidente e oriente. “Assim como outros mercados, aeroportos estão em competição. Um voo da China para as Américas tem pelo menos dez opções de conexão, e precisamos cada vez mais nos firmar como a melhor opção”, justificou o CEO e presidente do ADP, Augustin Romanet.

O AEROPORTO
Antes de tudo, é necessário entender o tamanho do aeroporto Charles de Gaulle: são três terminais, e a Air France opera seu hub no terminal 2, compreendo as áreas 2E (onde partem e chegam os voos internacionais), 2F e 2G, essas duas últimas reservadas aos voos dentro do espaço Schengen, da União Europeia.

Divulgação/Air France
As diferentes áreas do hub da Air France no CDG
As diferentes áreas do hub da Air France no CDG

No terminal 2E, há os grupos de portões K, L e M para embarque. Entre eles, há um rápido shuttle interno que leva os passageiros de um ponto a outro em poucos minutos. É na área M, a última que foi inaugurada, em que normalmente são operados os voos para o Brasil. Esse espaço funciona em horário reduzido pela pequena demanda, o que dá uma noção do quanto o aeroporto ainda pode crescer.

Confira abaixo um resumo das novidades recentes, que o Portal PANROTAS observou de perto. O relato completo do aeroporto e dos investimentos da Air France você acompanha na próxima edição do Jornal PANROTAS:

LOUNGE ABERTO
Rafael Faustino
Inaugurado em novembro do ano passado na área L, o novo lounge Instant Paris atende qualquer passageiro em movimentação na área internacional do aeroporto, gratuitamente. Apenas a alimentação no local é paga. São vários sofás e uma pequena biblioteca à disposição no espaço, que emula um confortável apartamento francês.

HOTEL NA ÁREA DE EMBARQUE

Rafael Faustino
O Yotel Air faz parte do Instant Paris, mas é uma área à parte e paga. São 84 cabines compactas, que podem ser alugadas por hora – com um mínimo de quatro horas – a um preço mínimo de 75 euros. A exceção são as cabines apenas com chuveiros, que podem ser alugadas por uma hora a 15 euros. São quartos para duas a quatro pessoas, incluindo quatro cabines acessíveis para cadeirantes.

ESPAÇO PARA MENORES DESACOMPANHADOS
Rafael Faustino
São mais de 300 mil crianças e adolescentes que viajam anualmente nas rotas da Air France sob a responsabilidade da empresa. Destas, mais de 59 mil partiram do hub CDG em 2016, o que evidencia a necessidade de uma estrutura específica para elas. Por isso, o Kids Solo foi criado em abril do ano passado, dando entretenimento e conforto aos menores desacompanhados que voam pela companhia.

Ele fica alocado também na área L, e comporta até 80 crianças no período de pico. Há camas, vídeo-games, brinquedos, livros e comida à disposição. Além, é claro, do acompanhamento profissional. O espaço recebe viajantes com entre cinco e 18 anos de idade, e as regras para admissão dos menores desacompanhados nos voos da Air France estão disponíveis aqui.

O Portal PANROTAS viajou a convite da AIr France com proteção GTA

Tópicos relacionados