Leonardo Ramos   |   26/06/2017 17:01

Após explosão, piloto pede que paxs "rezem"; veja

Segundo passageiros, a aeronave começou a chacoalhar como uma "máquina de lavar" após explosão em uma das turbinas, e seguiu tremendo até o pouso; antes de tocar o solo, o piloto pediu algumas vezes que os presentes fizessem orações para so

Reprodução Twitter CNN
Segundo passageiros, aeronave tremeu como uma
Segundo passageiros, aeronave tremeu como uma "máquina de lavar" por duas horas, até que o pouso de emergência fosse realizado

Uma aeronave da Air Asia que fazia o percurso entre a cidade de Perth, na Austrália, e Kuala Lumpur, na Malásia, foi obrigada a interromper o trajeto e retornar ao aeroporto da cidade australiana, após um grande estrondo ser ouvido no motor, cerca de uma hora após a decolagem. Após o barulho, a aeronave começou a tremer de forma ininterrupta, segundo os passageiros, até o pouso de emergência ser realizado.

O que mais chamou a atenção no caso, porém, foi a atitude do piloto: enquanto retornava para tentar o pouso, o comandante da aeronave pediu à tripulação e aos passageiros que rezassem para sobreviver: "espero que todos vocês façam uma oração. Eu também farei uma, e vamos esperar que todos voltem para casa são e salvos", afirmou no microfone da aeronave. "Por favor, ouçam tudo: nossa sobrevivência depende da sua cooperação. Tenho esperança que tudo acabe bem", acrescentou o piloto da Air Asia.

De fato, pelos relatos dos passageiros, a situação do Airbus A330 era preocupante. Segundo o site norte-americano Travelmole, um dos presentes afirmou que uma forte explosão foi ouvida do lado de fora, o que teria causado uma "crise no motor", pouco depois do início do voo; outro passageiro relatou que a aeronave começou a "chacoalhar como uma máquina de lavar roupa" após o barulho. "Eu podia ver pela reação da tripulação que a situação estava realmente ruim. Foi aterrorizante", afirmou ainda a passageira Sophie Nicolas, para o ABC News.

A 7 news divulgou no Youtube um vídeo com uma série de imagens gravadas por passageiros de dentro do avião. Em uma delas, é possível ver a hélice de uma das turbinas tremendo pouco após o estrondo, onde pode ter sido a origem do incidente; em outras gravações, pode-se ver os passageiros em estado de choque enquanto a aeronave chacoalha, e o piloto pedindo para todos rezarem para o avião retornar em segurança. Veja no vídeo:


A rede de notícias CNN divulgou em seu Twitter outros vídeos dos passageiros, que mostram momentos de pânico antes da aterrissagem; veja abaixo:

A marinha australiana, inclusive, chegou a ser acionada para um possível pouso no mar na costa de Perth; o piloto, porém, conseguiu retornar com o avião em segurança para o aeroporto de origem, onde realizou a aterrissagem sem maiores incidentes.

Embora a Air Asia não tenha revelado o motivo, o site norte-americano citou a possibilidade de uma lâmina da turbina ter se soltado durante o voo.

"Os passageiros foram atendidos pelo nosso staff após o pouso, e toda a assistência necessária está sendo fornecida", afirmou a Air Asia em comunicado.


*Fonte: Travelmole

conteúdo original: http://bit.ly/2sJtU19

Tópicos relacionados