Renato Machado   |   20/06/2017 14:04

Qatar é eleita a melhor aérea do mundo; veja ranking

O mais respeitado prêmio da aviação, o World Airline Awards, criado pela consultoria Skytrax, anunciou hoje, durante o Paris Air Show, a lista das melhores companhias aéreas do mundo. A Qatar Airways desbancou a Emirates, campeã no ano passado, e garantiu o pr&


Arquivo PANROTAS


O mais respeitado prêmio da aviação, o World Airline Awards, criado pela consultoria Skytrax, anunciou hoje, durante o Paris Air Show, a lista das melhores companhias aéreas do mundo em 2017. A Qatar Airways desbancou a Emirates, campeã no ano passado, e garantiu o prêmio principal. Em 2016, a empresa do Oriente Médio havia ficado em segundo lugar.

O Top 10 Global segue com Singapore Airlines, All Nippon Airways, Emirates, Cathay Pacific, EVA Air, Lufthansa, Etihad Airways, Hainan Airlines e Garuda Indonesia. O primeiro brasileiro a figurar no Top 100 é a Azul, na 52ª posição, subindo três posições em relação a 2016 – a Avianca aparece em 50º, porém sem a distinção entre “Holding” ou “Brasil”. A Latam como grupo, aglomerando as operações de Chile, Brasil e outros países sul-americanos, caiu 14 posições, ficando em 59º. A Gol não aparece no ranking das 100 primeiras.

Em relação ao mercado global, algumas aéreas sul-americanas tiveram destaque em determinadas categorias. A Azul, por exemplo, ficou com aoitava posição entre as melhores low costs. A Avianca foi a sexta entre aéreas regionais. Em se tratando apenas de América do Sul, o Top 10 é composto por Avianca, Azul, Latam, Tame (Equador), Sky Airline (Chile), Aerolíneas Argentinas, Gol, Easyfly (Colômbia), Austral Líneas Aéreas (Argentina) e Viva Colômbia.

A Skytrax analisou mais de 19 milhões de avaliações, entre agosto de 2016 e maio de 2017, de passageiros de 105 países. A pesquisa de satisfação compõe a experiência de viagem em 320 companhias aéreas, levando em conta aspectos como atendimento no aeroporto e a bordo – o que inclui check-in, embarque, conforto dos assentos, limpeza de cabine, alimentos e bebidas, entretenimento e serviço prestado pelos colaboradores.

Global
1º Qatar Airways
2º Singapore Airlines
3º Ana - All Nippon Airways
4º Emirates Airlines
5º Cathay Pacific
6º Eva Air
7º Lufthansa
8º Etihad Airways
9º Hainan Airlines
10º Garuda Indonesia
50º Avianca
52º Azul Linhas Aéreas
59º Latam Airlines

América do Sul
1º Avianca
2º Azul Linhas Aéreas
3º Latam Airlines
4º Tame
5º Sky Airline
6º Aerolíneas Argentinas
7º Gol
8º Easyfly
9º Austral Líneas Aéreas
10º Vivacolombia

América do Norte
1º Air Canada
2º Delta Air Lines
3º Alaska Airlines
4º Jet Blue Airways
5º Virgin America
6º Southwest Airlines
7º Porter Airlines
8º West Jet
9º Air Transat
10º American Airlines

Europa
1º Lufthansa
2º Turkish Airlines
3º Swiss Int'l Air Lines
4º Austrian
5º Air France
6º KLM
7º Finnair
8º Norwegian
9º Aeroflot Russian Airlines
10º Virgin Atlantic

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias