Henrique Santiago   |   27/07/2017 19:31

Airbus entrega mais aviões, mas mantém receita no ano

A Airbus teve uma queda em lucros antes de impostos e taxas ajustados, o chamado EBIT ajustado. Segundo balanço do primeiro semestre, a fabricante chegou a um total de 954 milhões de euros obtido com aeronaves comerciais, número abaixo do 1,269 bilhão de euros calculado

No primeiro semestre deste ano, a Airbus teve uma queda em lucros antes de impostos e taxas ajustados, o chamado EBIT ajustado. Segundo balanço do primeiro semestre, a fabricante chegou a um total de 954 milhões de euros obtido com aeronaves comerciais, número abaixo do 1,2 bilhão de euros calculado no mesmo período de 2016.

Segundo a empresa francesa, a regressão se deve à entrega de aeronaves e faseamento, bem como preços de transição. Já em receita, os valores continuaram estáveis: 28,7 bilhões de euros.

Divulgação
A empresa com sede em Toulouse, na França, entregou 30 A350 XWB de janeiro a junho
A empresa com sede em Toulouse, na França, entregou 30 A350 XWB de janeiro a junho
Em contrapartida, a entrega de aviões aumentou, passando de 298 para 306 neste primeiro semestre. Do montante, 239 são da família Airbus 320, 30 A350 XWB, 31 A330 e seis A380. Já em relação a pedidos de aeronaves comerciais net, a fabricante recebeu 203 de janeiro a junho, acima dos 183 do ano anterior.

De acordo com o diretor executivo da Airbus, Tom Enders, a companhia tem enfrentado problemas com fornecedores de motores, o que classifica como “manter o compromisso”.

“O ambiente das aeronaves comerciais permanece saudável enquanto o backlog de pedidos continua a dar apoio aos nossos planos de crescimento de produção. Todavia, estamos enfrentando desafios em relação a problemas contínuos de motores, mas temos um mapa claro que tem mantido nossa orientação para todo o ano”, destacou ele.

Tópicos relacionados