Victor Fernandes   |   03/08/2017 10:42

Boeing: ações com crianças visando ao futuro da aviação

A Boeing, por meio de oficina sobre aviação com foco nas crianças, projeta futuro da aeronáutica brasileira, e também do Turismo. A “Experimentando Design” apresenta o que há por trás da operação de máquinas tã

Divulgação
Folhas de papel, copos descartáveis e garrafas de plástico são alguns dos materiais usados pelas crianças
Folhas de papel, copos descartáveis e garrafas de plástico são alguns dos materiais usados pelas crianças
Sabendo do crescimento que a aviação e o Turismo terão com as mudanças geracionais, a Boeing, por meio de iniciativas com foco nas crianças, vem buscando projetar o futuro da sua atividade. O maior exemplor ecente no Brasil se dá pela oficina “Experimentando Design”, que apresenta o que há por trás da operação de máquinas tão complexas como as aeronaves e encoraja as crianças a reproduzir aviões, helicópteros e foguetes utilizando materiais usuais do dia a dia.

A oficina funciona como um impulso para o Turismo brasileiro. A perspectiva é de que as crianças de hoje viajem muito mais que nós quando adultas. “Em valores exatos, esperamos um crescimento anual de 4,7% no número de viagens aéreas nas próximas duas décadas, o que resultará na entrega de 41 mil novas aeronaves globalmente”, avaliou a coordenadora de Responsabilidade Corporativa da companhia, Eliane Porfírio. "Na América Latina, o número de novos aviões deverá girar em torno de três mil novas unidades", completou.

No entanto, esse é apenas um dos esforços da Boeing. “Nós mantemos parcerias com secretarias de ensino a fim de capacitar professores da rede pública a aplicarem o método de ensino STEM em suas aulas”, afirmou Eliane. Esta metodologia; que conta com as iniciais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês; une as quatro áreas de maneira interdisciplinar com foco na aplicação prática do aprendizado.
Divulgação
As crianças podem testar os modelos que desenvolvem
As crianças podem testar os modelos que desenvolvem

De acordo com a executiva, “a realização da oficina é uma ferramenta de estímulo para que crianças e adolescentes se engajem nas disciplinas. Para, mais tarde, ingressar em profissões relacionadas à indústria aeronáutica e ajudar a desenvolvê-la”.

"Além de estimular crianças e adolescentes a refletirem sobre os principais conceitos aerodinâmicos influenciando a operação de equipamentos aeroespaciais, como arrasto, sustentação e propulsão", constata a representante da Boeing. A aplicação prática desses conceitos ocorre ao final de cada atividade, quando o público é levado para uma área externa onde é possível testar os modelos.

A oficina faz parte da exposição “Design na Aviação Brasileira”, promovida pelo Instituo Embraer e o Museu da Casa Brasileira, onde é sediada. Acontece aos sábados das 14h30 às 16h30 e terá mais três edições, nos dias 5, 12 e 19 deste mês. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.

Tópicos relacionados