Marina Marcondes   |   22/09/2017 09:31

Aeroporto do futuro terá pista "infinita"; veja a ideia

Projeto Endless Runway, do pesquisador Henk Hesselink, estuda um novo modelo de pistas para os aeroportos do futuro. Com a população triplicando até 2050, o projeto recebeu apoio da União Europeia, que busca resolver os problemas do trânsito pesado no ar e dos espa

Divulgação/ Endless Runway Project
Projeto tem apoio da União Europeia
Projeto tem apoio da União Europeia

"Endless runaway", como foi chamado pelo seu criador, Henk Hesselink, do Laboratório Aeroespacial Nacional da Holanda, promete ser a solução para o problema de escassez de espaço nos aeroportos do futuro. Um sistema de pista "infinita" – ou melhor, circular – foi o recurso encontrado por Hesselink para sustentar o crescimento do tráfego aéreo nos aeroportos europeus, previsto para triplicar até 2050. A ideia tem o apoio da União Europeia e já foi testado pelo pesquisador.

Segundo o projeto, a pista circular teria o diâmetro de três a quatro quilômetros e permitiria que três aeronaves aterrissassem ao mesmo tempo, reduzindo a quantidade de área requerida para as instalações dos aeroportos e possibilitaria o aumento do número de voos. Além disso, o modelo seria uma solução para os ventos cruzados que costumam atrasar as operações das aeronaves.

O estudo de Hesselink, que foi financiado pela União Europeia, visa resolver os problemas do trânsito pesado no ar e dos espaços em terra necessários para a ampliação da capacidade dos aeroportos de pistas tradicionais. E embora pareça um futuro distante, o pesquisador afirma já ter testado o projeto nos anos 60, mas diz não ter sido possível sua conclusão naquela época por falta de tecnologia. "Você precisa de suporte por computador para isso", declarou.

A grandiosidade do projeto, no entanto, exibe algumas limitações. A precisão necessária para as operações em uma pista circular – que, inclusive, é levemente inclinada – demandaria novos tipos de treinamento de pilotos e controladores de voo, além de mudanças significativas em trens de pouso e instrumentações de aterrizagem. Hesselink disse: "Se você fala com pilotos, há alguns desafios. Realmente consideramos todas as situações e levamos em consideração os aspectos de segurança".

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