Marina Marcondes   |   16/10/2017 17:48

Air Berlin deixa 200 mil clientes sem reembolso

Cerca de 200 mil clientes da Air Berlin vão perder o dinheiro investido na compra de bilhetes domésticos da companhia alemã, que pediu insolvência em agosto deste ano. Até o momento não foi discutido o direito a reembolso, mas a única alternativa apar

Air Berlin
Air Berlin acumulou dívida de 2,7 milhões de euros nos últimos seis anos
Air Berlin acumulou dívida de 2,7 milhões de euros nos últimos seis anos

Cerca de 200 mil passageiros da Air Berlin vão perder o dinheiro investido na compra de bilhetes domésticos da companhia alemã, segundo a imprensa internacional. A companhia solicitou a insolvência em agosto e já anunciou que deixa de voar no próximo dia 28 - parte dos ativos será adquirida pela Lufthansa. Já os voos de longo curso foram interrompidos desde o ontem, prejudicando quase 100 mil passageiros. Até o momento não foi discutido o direito a reembolso, mas a única alternativa aparente será recorrer a justiça, sem garantias de sucesso.

Um empréstimo do governo alemão estava mantendo os aviões da companhia no ar enquanto aconteciam as negociações com os investidores.

Outra situação delicada é a dos trabalhadores, que não têm emprego garantido sob a nova direção. Destes, a Lufthansa afirmou que assumirá três mil funcionários. Em carta divulgada, o diretor da companhia, Frank Kebekus, afirmou que um plano social já foi lançado, mas que nenhum trabalhador estaria apto a conseguir um emprego com as outras companhias que fizeram propostas para adquirir as partes insolventes da Air Berlin.

O pedido de insolvência da Air Berlin é o segundo de uma grande companhia aérea europeia em menos de quatro meses, depois da Alitalia. O último financiamento do seu principal acionista de referência, a Etihad, à Air Berlin foi de 250 milhões de euros em abril último. A companhia alemã acumulou mais de 2,7 mil milhões de euros de prejuízos nos últimos seis anos.

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