Leonardo Ramos   |   29/11/2017 17:00

Aérea especializada em esqui pode falir antes de estrear

Companhia Powdair pode ter que cancelar voos de 5 mil esquiadores britânicos que iriam para a Suíça; para iniciar operações, startup pede o investimento de clientes e investidores ainda nesta semana.

Powdair
Cerca de cinco mil esquiadores do Reino Unido que iriam neste inverno europeu para montanhas da Suíça praticar o esporte podem ter seus voos cancelados. A companhia aérea Powdair, lançada recentemente e especializada em esportes de inverno, teria admitido nesta quarta (29) que está sem fundos para estrear seus voos.

A aérea deveria começar suas operações no início de dezembro, com voos partindo de seis aeroportos britânicos para a cidade de Sion, na Suíça, e já teria vendido cinco mil passagens para os trechos. A saída de seu "principal suporte financeiro", porém, teria ocasionado a dúvida se a companhia terá fundos para levantar voo.

Uma declaração da empresa teria sido enviada a seus passageiros, afirmando que a opção no momento seria adiar os voos e a estreia da companhia, a não ser que "fundos adicionais significativos" de investidores individuais entrassem na conta da aérea até o final dessa semana. A empresa, inclusive, pediu que clientes invistam no financiamento da startup, para que ela finalmente entre em atividade. "Fizemos um anúncio sobre nosso status de financiamento, e oferecemos aos nossos passageiros e seguidores a chance de investir na Powdair", afirmou a companhia em seu site.

"Tivemos um grande interesse em investir na Powdair desde o nosso anúncio (de lançamento) e continuamos com a expectativa poder começar a voar como planejado neste inverno. Tomaremos uma decisão até 1º de dezembro, para saber se os voos começarão como planejado a partir do dia 18 de dezembro - ou se precisaremos atrasar o início deste inverno".

A companhia aérea procura levantar ao menos três milhões de libras para conseguir operar; até agora conseguiu apenas um milhão, mas ainda tem a expectativa de conseguir o restante ainda nesta semana. Isso permitiria sua operação com um cronograma "reduzido, mas eficiente".

Aqueles que reservaram voos entre 11 e 17 de dezembro devem ser contatados em breve pela companhia, com a promessa de serem reembolsados caso os voos realmente sejam cancelados. Mesmo assim, a empresa solicita que as pessoas aguardem o decorrer dos acontecimentos na companhia antes de cancelarem seus voos.

"Se você puder esperar antes de mudar seus planos de viagem, nós realmente recomendamos que o faça - Sion é muito mais conveniente do que Genebra para chegar em Valais (estado suíço onde é comum a prática de esqui), e não queremos que você reserve em outro lugar e então descubra que você poderia ter voado conosco como planejado. Mas entendemos se você preferir não correr esse risco", afirmou a aérea.

Tópicos relacionados