Raphael Silva   |   22/11/2017 23:05

Aeromexico: 20 anos de BR com 'presentes de aniversário'

Aérea terá quatro novas frequências para alta temporada, levará B787 Dreamliner ao Brasil e deve desembarcar no Rio de Janeiro nos próximos anos


Jhonatan Soares
Comemoração contou com diretores globais e equipe responsável pelo Brasil na Aeromexico
Comemoração contou com diretores globais e equipe responsável pelo Brasil na Aeromexico
Há 20 anos, a Aeromexico estreava sua rota entre a Cidade do México e São Paulo com duas frequências semanais, escala em Lima, no Peru, e aeronaves Boeing 757. Hoje, a companhia aérea mexicana comemora seu 20º aniversário no Brasil com uma grande festa na Casa Panamericana, na capital paulista, reunindo os principais parceiros e os homenageando por estas duas décadas de apoio e história no País. As novidades, porém, não pararam por aí. Com direito a presença de diretores globais, a empresa anunciou seus "presentes de aniversário": novidades e planos de expansão para o mercado brasileiro.

A começar pelas novas frequências entre a Cidade do México e o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), além das sete já estabelecidas, serão quatro novas, temporárias entre 15 de dezembro e 30 de março. A ideia da aérea, porém, é mantê-las de acordo com a demanda, em um movimento que caminha de mãos dadas com o objetivo de alcançar 14 frequências semanais para o Brasil. "Hoje, é o que enxergamos como ideal. Com duas dois voos pela manhã e dois pela noite (saídas de Brasil e México), vamos ter a possibilidade de conectar o Brasil ao México e também ao mundo, trabalhando com conexões a Europa e Ásia", contou o diretor executivo de receitas da Aeromexico, Anko Van der Werff. A expectativa é atingir duas frequência diárias – 14 semanais – até o verão de 2018.

Jhonatan Soares
Lucio Yamashitafuji e Bruna de Freitas, com 18 e 17 anos de Aeromexico, respectivamente, foram aplaudidos de pé na festa
Lucio Yamashitafuji e Bruna de Freitas, com 18 e 17 anos de Aeromexico, respectivamente, foram aplaudidos de pé na festa
"Queremos conectar o Brasil ao México, e o México ao mundo", revelou a gerente comercial Bruna de Freitas. Ela, junto a Anko e o gerente regional para América do Sul, Lucio Yamashitafuji, destacaram a importância dos investimentos e novos negócios da aérea. Contando com duas saídas matinais e duas noturnas, a possibilidade de fazer da Cidade do México um ponto de conexão mundial cresce de forma exponencial, fato que interessa à aérea. Segundo Bruna, já há contato com empresas por parcerias que possam atender a esse desejo de conectar o destino mexicano a nível global, voando à Ásia e Europa.

Ligar o Brasil ao México, para a aérea, começa por São Paulo, atualmente a única ligação da Aeromexico com o País, mas nem sempre foi assim. Entre 2014 e 2015, a aérea voou também para o Rio de Janeiro, aproveitando as oportunidades providas por Copa do Mundo e Olimpíada, mas viu os altos custos causarem o cancelamento da rota. A diretoria da empresa, agora, vê o destino como próxima parada. "Tentaremos voltar a voar ao Rio nos próximos um ou dois anos, agora com nossos novos aviões, mais eficientes e econômicos", revelou Anko.

A justificativa das novas aeronaves se dá justamente pelo investimento de quase R$ 35 bilhões da aérea, que adquiriu cerca de 100 novos aviões. Serão 20 novos Boeing 787-800 e 787-900 Dreamliner operando com a bandeira da Aeromexico nos próximos anos, além de outros 70 737 Max, sendo que a rota brasileira passa a contar com "um dos melhores aviões do mundo" – o Dreamliner –, segundo Anko, já no próximo dia 15 de janeiro, substituindo os B777. TV ao vivo, conexão wifi, unidade multimídia individual e 36 lugares de classe executiva são apenas algumas das novidades que a aeronave disponibilizará aos passageiros rumo à Cidade do México.

Jhonatan Soares
Principais parceiros da aérea foram premiados com uma placa comemorativa
Principais parceiros da aérea foram premiados com uma placa comemorativa
CRESCIMENTO, CONEXÕES E PARCERIAS
Os B787 virão ao Brasil para satisfazer uma demanda em franco crescimento. Depois de um 2016 com alta de 8% no número de emissões, a Aeromexico viu a quantidade de passageiros crescer 31% no País entre janeiro e outubro deste ano. Símbolo da comemoração, Yamashitafuji, há 18 anos atuando na empresa, exaltou a importância do mercado brasileiro. "Nosso crescimento (Brasil) vem sendo muito satisfatório. Agradecemos à matriz pela confiança e apoio", disse o executivo pouco antes de receber uma salva de palmas.

Lucio ainda aproveitou o momento para revelar uma novidade ao trade do País. Diante do já conhecido acordo de codeshare junto à Gol, que também conta com parte das ações pertencentes à Delta assim como a Aeromexico, o gerente anunciou que, até o fim do primeiro semestre de 2018, brasileiros poderão emitir bilhetes diretamente da aérea brasileira para qualquer um dos destinos previstos no acordo. Atualmente, o trâmite é unilateral, sendo que apenas a aérea mexicana pode realizar tal operação quando o destino é alguma das cidades brasileiras atendida em conjunto com a Gol.

A parceria com a aérea não foi a única exaltada no palco por Lucio, Anko e companhia. Além da equipe, com destaque para Bruna de Freitas, que trabalha há 17 anos na aérea, os principais parceiros da companhia receberam placas comemorativas. Alatur-JTB, Ancoradouro, CVC, Decolar.com, Flytour, Esferatur, Rextur Advance, CTW, Viaja Net e BCD Travel ganharam o presente.

Confira mais fotos da festa de 20 anos da Aeromexico no álbum abaixo.

Tópicos relacionados