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Latam já pode operar em "condições ruins" do ar no Sul

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Victor Fernandes Victor Fernandes
Divulgação/Latam
Os A319 da Latam poderão operar em RNP-AR em aroportos do Sul
Os A319 da Latam poderão operar em RNP-AR em aroportos do Sul
A Latam Airlines anunciou nesta quarta-feira (8) que obteve certificação para operar em RNP-AR, do inglês "Performance de Navegação Requerida", na região Sul do Brasil. Isso significa que a companhia poderá operar nos aeroportos de Joinville (SC), Londrina (PR) e Navegantes (SC), em condições meteorológicas desfavoráveis mantendo os mais altos níveis de segurança.

A tecnologia, orientada via satélite, otimiza os procedimentos de aproximação e aumenta a probabilidade de pouso durante as mais baixas condições de visibilidade. Podendo, assim, minimizar em cerca de 10% os atrasos e cancelamentos dos voos para tais cidades. “Estes três aeroportos juntos passam aproximadamente 540 horas ao ano com condições meteorológicas desfavoráveis. Com esta certificação, estimamos uma diminuição de contingências operacionais dessa natureza, como voos alternados para outros terminais ou até aviões retidos na origem”, afirma o diretor sênior de Operações e Treinamento da aérea, Harley Meneses.

O novo procedimento também foi autorizado para pousos da companhia nos aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Campinas (Viracopos) e Rio de Janeiro (Galeão). “Apesar de tais aeroportos já possuírem outros procedimentos de aproximação em baixas condições de visibilidade, a autorização para utilizar o RNP-AR trará mais eficiência para a companhia na operação nestes locais, com economia de combustível e, consequentemente, redução da emissão de poluentes ao meio ambiente” complementa Meneses.

A certificação, a princípio, foi realizada para as aeronaves A319 da companhia, mas a empresa já possui solicitação junto a Anac para estender a liberação às suas aeronaves A320.

Para estrear a certificação, a Latam realizará amanhã (9) o voo Congonhas (SP)-Joinville usando a nova tecnologia.
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