Movida

Janize Colaço   |   22/12/2017 19:02

Venda de Embraer está fora de cogitação, afirma Temer

O boato de que a Embraer poderia ser vendida à Boeing foi hoje desmentido pelo presidente Michel Temer.

Do Wikicommons

O boato de que a Embraer poderia ser vendida à Boeing foi hoje desmentido pelo presidente Michel Temer. Segundo informações da Agência Brasil, o presidente e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disseram que a transferência do controle da empresa está fora de cogitação, ainda que possíveis parcerias sejam bem-vindas.

Segundo Jungmann, a autorização de venda da Embraer, no momento, é completamente descabida, visto que a empresa está no centro de um projeto de soberania nacional. O ministro ainda destacou que a União mantém o interesse de continuar a controlar o programa dos caças Gripen NG — dos caças Embraer EMB-314, chamado de Super Tucano —, bem como a tecnologia relacionada ao satélite estacionário brasileiro.

“Isso tudo é soberania e interesse nacional. No entendimento deste governo do presidente Temer, soberania é inegociável. Agora, todo o restante, que seja bom para a empresa, que ajude a aumentar as vendas, será bem-vindo”, pontuou o ministro.

BOEING NA NEGOCIAÇÃO
Os principais noticiários do mundo, ontem, após o comunicado da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, davam conta de que a companhia norte-americana estaria em negociação para adquirir a marca brasileira, terceira maior fabricante de aviões comerciais do planeta.

A possível aquisição depende, no entanto, da aprovação do governo brasileiro, dono de uma ação especial (Golden Share) da Embraer, que garante a possibilidade de vetar a venda. Para seduzir o governo, porém, a Boeing pretende propor ações visando a proteção da marca, administração e empregos da empresa do País.

Após a confirmação pelas empresas da negociação em curso, as ações da Embraer na B3, antiga BM&F Bovespa, valorizaram 22,5%.


*Fonte: Agência Brasil

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias