Raphael Silva   |   11/01/2018 18:27

Air France-KLM lidera maiores grupos aéreos da Europa

Conglomerado franco-holandês foi líder em passageiros por quilômetros voados, com mais de 130 milhões em 2017; Lufthansa é a maior em viajantes transportados

Divulgação/ Air France
Medida RPK (passageiros por quilômetros voados) mostra Air France-KLM como o maior grupo aéreo da Europa
Medida RPK (passageiros por quilômetros voados) mostra Air France-KLM como o maior grupo aéreo da Europa
Os resultados de 2017 mostram o grupo Air France-KLM como maior conglomerado aéreo da Europa, totalizando mais de 274,2 milhões de passageiros por quilômetros voados (RPK) no último ano. Em seguida, vêm o Grupo Lufthansa Airlines, que acrescentou a maior quantidade de viajantes nos últimos 12 meses, e o IAG, que caiu para a terceira colocação no ano passado.

A medida RPK, que pondera o número de passageiros transportados pelas distâncias voadas, aponta que o Lufthansa ultrapassou pela primeira vez o IAG na principal medida da aviação.

O grupo liderado pela alemã Lufthansa, porém, é líder em número geral de passageiros, tendo transportado pouco mais de 130 milhões no ano após se fortalecer com a integração da Brussels Airlines e ter sido beneficiado nos mercados de Alemanha e Áustria com a falência da Air Berlin.

Na segunda posição, em quantidade geral de viajantes, vem o IAG, que integra as aéreas British Airways e Iberia, com 104,8 milhões, seguida, enfim, pelo Air France-KLM, que movimentou 98,7 milhões.

A liderança do grupo franco-holandês é ainda mais significativa pelo fato de ter tido menos capacidade (ASK) no mercado que o Lufthansa - 314,6 milhões contra 322,8 mi - e, mesmo assim, alcançado a primeira posição da lista. Isso se dá pelo melhor aproveitamento da capacidade, que fez com que o Air France-KLM (87,2%) superasse o grupo alemão (82,6%).


*Fonte: Presstur

conteúdo original: http://bit.ly/2mii8Xa

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias