Raphael Silva   |   23/01/2018 09:49

Perto de estrear, novo Embraer 190-E2 supera expectativas

Nova geração do jato E-190 obteve resultados de eficiência em consumo de combustível, além de alcance, nível de ruído e eco eficiência, maiores do que o modelo anterior


Divulgação/Embraer
E190-E2 é 17,3% mais eficiente que o modelo antigo e já tem 74 pedidos firmes e 97 encomendas feitas antes mesmo da estreia oficial
E190-E2 é 17,3% mais eficiente que o modelo antigo e já tem 74 pedidos firmes e 97 encomendas feitas antes mesmo da estreia oficial
A semana passada marcou o que pode ter sido uma das últimas baterias de testes do novo jato Embraer 190-E2 antes do lançamento oficial, e com resultados bem positivos. O avião superou as expectativas de desempenho previstas no projeto original, segundo o diretor de desenvolvimento da aeronave, Fernando Antonio Oliveira, e está a poucas semanas de finalizar o processo de certificação junto aos órgãos reguladores, responsáveis por autorizar a estreia da aeronave na aviação comercial.

"Temos alguns testes restantes, principalmente inspeções de interiores e alguns voos com pilotos das autoridades de certificação", revelou Oliveira. Segundo ele, após as avaliações do último dia 18 de janeiro, a aeronave já atingiu mais de 98% da campanha de testes de voo.

O E190-E2 se mostrou superior às expectativas iniciais nos quesitos de consumo de combustível, alcance, nível de ruído e até eco eficiência. Os números mostram que a aeronave já é 17,3% mais eficiente em consumo de combustível em comparação aos E190 atuais, sendo que no início do projeto a previsão era de que seria 16% mais eficiente.

A Embraer calcula que a melhora de 1,3% no consumo permitirá uma redução de quase 1,7 mil quilos de emissões de CO2 em um período de dez anos.

A entrega do primeiro E2 está marcada para abril à companhia aérea norueguesa Wideroe. De acordo com a Embraer, já existem 74 pedidos firmes e 97 encomendas para essa aeronave, sendo Hainan Airlines (China) e Air Astana (Cazaquistão) alguns dos primeiros compradores.


*Fonte: Aviation Week

conteúdo original: http://bit.ly/2DZQoPp

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias