Antonio R. Rocha   |   19/05/2014 17:21

Aeroporto de São Gonçalo (RN) tem nova data: 31/5

o início das operações do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não será mais na próxima quinta-feira, 22. Ficou para 31 de maio

Conforme especulações e previsões, e como adiantou o Portal PANROTAS, o início das operações do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não será mais na próxima quinta-feira, 22. Ficou para 31 de maio, o que ainda preocupa o empresariado do setor de Turismo e a população em geral. Os acessos rodoviários não estão concluídos. A iluminação do percurso, por sua vez, teve avanço nos últimos dias e está quase pronta.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil, a Anac, o Consórcio Inframérica (o mesmo do Aeroporto de Brasília e responsável pelo de Natal) e as empresas aéreas continuam não se entendendo em relação ao novo aeroporto, que está na sua quinta data prevista de inauguração. Com isso, vem se tornando desacreditado.

Segundo a Inframérica, a obra está 99% concluída e faltam apenas acabamentos e detalhes. O atual problema, sob o ponto de vista técnico, segundo se comenta, é a conclusão da conexão do sistema das companhias aéreas com todos os sistemas do aeroporto. As companhias aéreas informaram, por meio Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que já estão com 80% da transferência concluída.

A Secretaria de Aviação Civil divulgou, em nota, que a partir das 8h30 de 31 de maio começam as operações (pousos e decolagens) no novo aeroporto. As operações de voos regulares no aeroporto Augusto Severo serão encerradas às 20h29 do mesmo dia.

Já a Anac, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que "ainda inspecionará o lado terra, que é composto basicamente pelo terminal de passageiros, tanto a área restrita quanto a área de check-in/externa." Segundo a Agência, a necessidade de realizar mais inspeções vai depender dos resultados do processo de homologação que está em curso.

O Consórcio Inframérica já investiu R$ 410 milhões, de um total de R$ 650 milhões previstos para o equipamento. O prazo contratual para entrega da obra é de 36 meses, a partir da emissão da Ordem de Serviço. Ou seja: o aeroporto, em tese, tem até dezembro de 2014 para ser concluído. Mas, desde a assinatura do contrato, foi assumido um compromisso entre todas as partes para que o equipamento estivesse pronto até a Copa do Mundo.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias