Fernanda Cordeiro   |   14/12/2016 09:02

Airbus propõe cabine modular para mudar a aviação

Chamado de Transpose, a ideia da fabricante é criar aviões com interior modulável e pré equipados, onde quartos, restaurantes, bares e outros espaços poderão ser montados e desmontados.


Divulgação

A Airbus está querendo inovar a forma de voar, com aeronaves que podem ser configuradas de diferentes formas e variando de acordo com as necessidades dos viajantes e clientes. Chamada de Transpose, a ideia da fabricante é criar aviões com interior modulável e pré-equipados - por patrocinadores ou não -, onde quartos, restaurantes, bares e outros espaços poderão ser montados e desmontados.

O projeto está sendo desenvolvido pela A3, uma centro de desenvolvimento de tecnologia da Airbus, no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O projeto é proposto para aeronaves de grande porte, como o A330. A Airbus afirmou que se a ideia atrair muitos interessados, poderá fabricar aviões específicos para essa configuração, no futuro.


Para o Aviation Week, o diretor responsável pelo projeto, Jason Chua disse que apesar de antigo, o que torna o projeto diferente é a forma em que ele é feito. “O que faz o Transpose diferente é que não exigimos um tipo completamente novo de aeronave ou o redesenho fundamental da infra-estrutura, só alguns ajustes”. Sobre a ausência de janelas, Chua disse que esse detalhe será contornado com um sistema de iluminação por LEDs.

No vídeo abaixo - em inglês- é possível ver como funcionaria o avião com o interior modular.

"Tudo pode ser modular, ou você pode misturar com uma cabine convencional", disse Chua. "Você pode projetar a aeronave para ser em grande parte modular e também manter os serviços convencionais. Todos os módulos irão atender aos requisitos de táxi, decolagem e pouso, com assentos certificados para passageiros."

A Airbus e a A3 já iniciaram a construção de um mockup de uma cabine Transpose com 45 metros de comprimento. A maquete em escala real será usada para realizar estudos sobre a integração de sistemas e demonstrações do conceito. Os primeiros testes em voo devem acontecer em 2019.


*Fonte: Aviation Week

conteúdo original: http://bit.ly/2gwnoBp

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