Movida

Danilo Teixeira Alves   |   28/01/2015 13:05

Associadas Abear transportaram 95,1 milhões em 2014

As quatro empresas aéreas associadas à Abear (Avianca, Azul, Gol e Tam) transportaram juntas 95.1 milhões de passageiros nos vôos domésticos. O resultado corresponde a um aumento de 6,9% em relação a 2013.

PANROTAS / Emerson Souza
Maurício Emboaba, da Abear, com Tarcísio Gargioni, da Avianca, Ronaldo Jenkins e Eduardo Sanovicz, da Abear
Maurício Emboaba, da Abear, com Tarcísio Gargioni, da Avianca, Ronaldo Jenkins e Eduardo Sanovicz, da Abear
As quatro empresas aéreas associadas à Abear (Avianca, Azul, Gol e Tam) transportaram juntas 95,1 milhões de passageiros nos voos domésticos em 2014. O resultado corresponde a um aumento de 6,9%, em relação a 2013. As companhias registraram também um crescimento consolidado de 5,7% na demanda. O número mostra uma redução no resultado de expansão anual, que foi de 6,5% no ano retrasado e próximo de 7% em 2012. Essas estatísticas foram apresentadas hoje pelo presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, durante o primeiro “Dados e Fatos” do ano, realizado na seda da Avianca, em São Paulo.

“Para lidar com custos altos e o baixo crescimento econômico - e sem mudanças na tributação ou na precificação do combustível -, as companhias lançam mão dos esforços ao seu alcance: primar pela eficiência operacional e manter aeronaves ocupadas, evitando desperdícios”, explicou Sanovicz, acompanhado do consultor técnico da associação, Mauricio Emboaba, e do diretor de Segurança e Operação de Vôo, Ronaldo Jenkins.

Em 2014, a oferta teve alta de 0,8% e a ocupação ficou em 80%. “A redução do ritmo de crescimento anual merece atenção, mas o resultado positivo comprova que continuamos com massificação do avião possibilitada pela liberdade tarifária”, explica o executivo.

Na análise dos resultados mensais, janeiro, julho e dezembro foram os meses de maior demanda e fluxo de passageiros em números absolutos. De forma geral, o segundo semestre foi mais forte que o primeiro. “Esses são resultados que ficam dentro da sazonalidade típica da aviação nacional”, completou Emboaba.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias