Movida

Danilo Teixeira Alves   |   26/11/2015 13:15

Aviação doméstica retrai quase 6% em outubro

A demanda por transporte aéreo dentro do Brasil recuou 5,7% ante outubro de 2014. A redução da oferta da indústria não foi suficiente para manter os níveis de ocupação de um ano atrás.

PANROTAS / Emerson Souza
A demanda por transporte aéreo dentro do Brasil recuou 5,7% ante outubro de 2014. A redução da oferta da indústria não foi suficiente para manter os níveis de ocupação de um ano atrás. A retirada de capacidade no mês, da ordem de 3,9%, foi menor do que a variação da demanda, levando a uma piora de 1,6 ponto percentual do fator de aproveitamento. Com isso, o índice fechou o mês em 79,30%. O total de passageiros transportados em outubro caiu 2,4% na mesma base de comparação, somando 8,1 milhões de viagens. Os números são a compilação das estatísticas fornecidas pelas aéreas associadas à Abear.

“Enquanto foi possível estimular a demanda oferecendo tarifas vantajosas, mesmo com custos em alta, isso foi feito. Agora, apesar das tarifas achatadas, o crescimento já não ocorre”, afirma o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz (foto). Na explicação do dirigente, o cenário negativo está durando mais que o imaginado.

“A redução da atividade econômica, a queda do poder de consumo e o avanço do desemprego têm sido consistentes e impedem a recomposição dos preços mantendo o tamanho do mercado”, detalha. “A tendência é de encolhimento, como já tem sido indicado pelos anúncios de redução de oferta, corte de frequências e até supressão de destinos”, lamenta. “Sem atitudes que corrijam as distorções dos custos de operação no Brasil, essa tendência não deve se alterar”, conclui.

PARTICIPAÇÃO DE MERCADO
A Tam foi a empresa com maior participação no mercado doméstico em outubro, com 37,4% do share, seguido pela Gol (35,1%), Azul (17,2%) e Avianca (10,2%). A oferta internacional das associadas Abear no período foi expandida em 18,2% sobre o mesmo mês do ano anterior.O número de viagens internacionais realizadas nas companhias brasileiras foi próximo de 640 mil em outubro, um crescimento de 14,3%. A Tam liderou novamente com 80,7% de participação, seguida da Gol com 12,4% e Azul com 6,8%.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias