Raphael Silva   |   29/05/2015 17:04

Azul quer aumentar capacidade de voos para o Amazonas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu uma solicitação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para que os voos operados para alguns destinos do Amazonas sejam realizados por aeronaves ATR-72. Os aeroportos de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, que atualmente recebem voos...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu uma solicitação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras para que os voos operados para alguns destinos do Amazonas sejam realizados por aeronaves ATR-72. Os aeroportos de Coari, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira, que atualmente recebem voos de aeronaves ATR-45, de 48 assentos, passariam a contar com trechos realizados por aviões com capacidade de até 70 passageiros.

Os três municípios estão entre os 270 que integram o programa de desenvolvimento da aviação regional da Secretaria de Aviação Civil, que promete reformar ou construir cerca de 25 aeroportos só no estado amazonense. Dos três, Coari é o que tem o processo mais avançado, enquanto Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira ainda passam por estudos preliminares.

MUDANÇA À VISTA
A troca de aeronaves para os voos rumo ao Amazonas se deve também à estratégia da Azul de deixar de operar o modelo ATR-45, utilizados pela aérea em 21 localidades no Brasil.

De acordo com a Anac, para a substituição dos modelos, a companhia deverá, junto ao operador portuário, cumprir com os requisitos de segurança das operações. Dentre as regulamentações estão o Plano de Emergência em Aeródromo, a apresentação do Programa de Segurança Aeroportuária e o Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional.

Tópicos relacionados