Diego Verticchio   |   04/03/2015 16:58

Brasil e França firmam parceria no setor de aviação regional

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, defendeu a necessidade de ampliar a capacidade brasileira de voar com qualidade e economia para todos os Estados do País. Para isso, o ministro aposta no desenvolvimento da aviação regional com a cooperação técnica de países que já tem resultados expressivos no

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, defendeu a necessidade de ampliar a capacidade brasileira de voar com qualidade e economia para todos os Estados do País. Para isso, o ministro aposta no desenvolvimento da aviação regional com a cooperação técnica de países que já tem resultados expressivos no setor, como a França. “O intercâmbio entre Brasil e França muito trará para o mútuo crescimento nos variados segmentos da aviação civil”, avaliou o ministro.

Dessa forma, o Brasil pretende incrementar a interação com a Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) – que conta com aproximadamente 190 países contratantes – e aprofundar suas atividades com parceiros prioritários, como é o caso da França. O objetivo é aperfeiçoar o processo de formulação de políticas públicas e mecanismos regulatórios.

Durante o encontro "A Experiência Francesa em Transporte Aéreo Regional e Capacitação em Aviação Civil", que acontece em Brasília e reúne especialistas franceses no setor da aviação regional, servidores da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero, além de representantes de associações do setor, concessionários de aeroportos, funcionários da Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) e da Enac (École Nationale de l´Aviantion Civile), especialistas franceses discutiram sobre os desafios para o desenvolvimento da aviação regional, além da infraestrutura e gestão aeroportuária e as políticas e regulação para o desenvolvimento do transporte aéreo regional.

A França tem a expressiva marca de 150 milhões de passageiros aéreos por ano, com uma população 66 milhões – o Brasil registrou 117 milhões de pessoas voando, no ano passado, tendo uma população de 200 milhões.

Tópicos relacionados