Vitor Ventura   |   19/08/2016 12:00

Galeão terá operação histórica na despedida da Rio 2016

Aeroporto oficial dos Jogos Olímpicos se prepara para atender o maior fluxo de passageiros já registrado na história do Aeroporto Internacional Tom Jobim e à chegada inédita do maior avião comercial do mundo.

Um dia após o fim da Olimpíada, o Galeão terá uma despedida para os participantes, atletas e turistas, que vieram prestigiar a Rio 2016. Na próxima segunda-feira (22), integrantes da Família Olímpica - os credenciados dos Jogos - e demais passageiros serão responsáveis pela maior movimentação do Aeroporto Internacional Tom Jobim em toda a sua história. E para garantir ao viajante uma volta para casa prazerosa e memorável, a concessionária tomou inúmeras medidas, organizou uma série de surpresas para quem passar pelos terminais e se preparou para receber, pela primeira vez desde o início da operação, em agosto de 2014, o maior avião comercial do mundo, o Airbus 380.

Divulgação/Airbus
A380 finalmente chegará às pistas do aeroporto carioca

RECORDES
O dia de pico deve registrar mais que o dobro de pessoas circulando pelos terminais. Em dias comuns, o Galeão registra uma média de 40 mil passageiros. Na segunda-feira , porém, a expectativa é de que até 85 mil pessoas passem pelos saguões do aeroporto. A concessionária prevê que estes passageiros e 7,5 mil membros da Família Olímpica despachem cerca de 28 mil bagagens. Além disso, devem ser registrados cerca de 430 movimentos, entre chegadas e partidas de aeronaves no pátio.

A operação do Galeão registrará um recorde de voos fretados: serão 46 aeronaves de companhias aéreas internacionais que pousarão no aeroporto carioca. Na Copa do Mundo, por exemplo, o maior registro de serviços dessa natureza foi de menos de dez aeronaves em um único dia.

RECOMENDAÇÕES
Divulgação

Com a expectativa do enorme volume de passageiros, o aeroporto recomenda que os viajantes cheguem até seis horas antes do horário programado de seu voo. E para auxiliar no fluxo das pessoas, o Galeão contratou mais de 130 voluntários, além dos colaboradores dos Jogos que trabalham no aeroporto.

EXCLUSIVIDADE
Além dos 174 balcões presenciais de check-in, o aeroporto terá o reforço dos check-in remotos, colocados na Vila dos Atletas, para melhorar o fluxo maciço de passageiros. O check-in remoto é um “miniaeroporto” que funcionará nos dias 21 a 23 de agosto. Nele, as delegações poderão efetuar o check-in, despachar as bagagens e a emissão do cartão de embarque. As bagagens serão transportadas para o pátio do Galeão por caminhões sob a responsabilidade do Rio 2016. Assim, elas seguirão para a aeronave e os atletas irão diretamente para o raio X.

Tópicos relacionados