Fernanda Cordeiro   |   13/07/2016 16:45

Lufthansa e tripulantes fecham acordo para evitar greves

l

Credito Terceiros
A Lufthansa e UFO (Organização dos Tripulantes de Voos Independentes) anunciaram que aceitaram as recomendações do mediador e chegaram a um acordo de longo prazo para evitar greves. O acordo firmado pelas partes é válido até 30 de junho de 2019.

Os representantes dos dois lados envolvidos passaram mais de seis meses discutindo os termos do acordo. Entre as sugestões que foram aceitas está o novo sistema de aposentadorias, pagamentos transitórios, uma nova estrutura salarial com base na qualificação e emprego garantido para todos os tripulantes de cabine até 2021.

A chefe de Recursos Humanos e diretora jurídica da Deutsche Lufthansa, Bettina Volkens, ressalta a importância do acordo. “Chegar a um acordo abrangente e garantir que não haverá necessidade de greves da cabine nos próximos anos era extremamente importante para a Lufthansa, tanto quanto para todos os nossos colegas na cabine”.
Divulgação
A parte do acordo relativa a aposentadorias e pagamentos transitórios estarão em vigor até 2023. Além disso, os novos termos da negociação permitirá que os funcionários de cabine se aposentam aos 55 anos.

A UFO e a Lufthansa acordaram também uma nova estrutura salarial para os funcionários de cabine com qualificação. Com isso, a empresa oferecerá um curso de treinamento de 18 meses em nível de bacharelado. No futuro, a companhia aérea pretende trabalhar apenas com tripulantes de voo que tenham concluído o curso para cargos em que o salário básico corresponde a 2,150 euros.

Outro ponto do acordo é o que garante o emprego de todos os funcionário de cabine da Lufthansa até 2021, com isso, a empresa não demitirá ninguém nos próximos cinco anos. Além disso, até 2023 a companhia aérea não poderá contratar funcionários de cabine terceirizados para operar os aviões da empresa.

Tópicos relacionados