Movida

Maria Izabel Reigada   |   26/01/2015 14:58

Oferta pública de ações da Aena é marcada para 11/2

Na semana passada, o governo espanhol aprovou a privatização de parte da Aena, administradora aeroportuária da Espanha, que terá 49% de suas ações comercializadas na Bolsa de Valores da

Na semana passada, o governo espanhol aprovou a privatização de parte da Aena, administradora aeroportuária da Espanha, que terá 49% de suas ações comercializadas na Bolsa de Valores da Espanha. Segundo a ministra de Fomento da Espanha, Ana Pastor, a Aena continuará sendo uma empresa pública, e seus profissionais, funcionários públicos. A ministra reforçou que a entrada de investidores privados fortalecerá a gestão da companhia e a sustentabilidade do modelo aeroportuário, segundo declarações publicadas pela imprensa espanhola.

O Conselho de Ministro que estudava a venda de parte da empresa anunciou ainda que serão colocadas na Bolsa de Valores da Espanha 28% do capital da Aena, destinadas a investidores institucionais e particulares, uma vez que os restantes 21% serão distribuídos entre os três investidores que formaram o núcleo estável de acionistas no último mês de outubro: Ferrovial, Corporación Financiera Alba e The Children´s Investment Fund. Assim, 49% das ações estarão com a iniciativa privada e os 51% restantes permanecem com o governo espanhol.

A Comissão Nacional de Mercado de Valores, equivalente à CVM brasileira, marcou para 11 de fevereiro a oferta pública de venda das ações. Hoje, tem início o roadshow pela Espanha e principais centros financeiros da Europa e dos Estados Unidos para apresentação da empresa a possíveis investidores. Segundo a ministra do Fomento da Espanha, o Documento de Regulação Aeroportuária garantirá o interesse geral dos usuários aeroportuários, uma vez que estabelece o congelamento das taxas aeroportuárias até 2025. No ano passado, os aeroportos administrados pela Aena somaram quase 200 milhões de passageiros.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias