Da Redação   |   15/06/2012 13:23

Rio+20 não provocará transtornos para passageiros

A chegada e partida de 196 aviões com chefes de Estado e Governo, e suas delegações, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, durante a Rio+20, não deverá provocar transtornos ou atrasos para os passageiros do Rio de Janeiro.

DA AGÊNCIA BRASIL

A chegada e partida de 196 aviões com chefes de Estado e Governo, com as delegações, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, durante a Rio+20, não deverá provocar transtornos ou atrasos para os passageiros do Rio de Janeiro. A expectativa é da Aeronáutica, que coordena o esquema de segurança e de recepção das comitivas estrangeiras.

De acordo com a Força Aérea, as delegações chegarão em 125 voos comerciais e 71 aeronaves oficiais. Segundo o chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), coronel Ary Bertolino, mesmo nos momentos mais críticos, entre os dias 19 e 22, não deverá haver grandes transtornos para os passageiros.

“Na realidade, nós temos uma demanda de chegada de chefes de Estado no dia 20, pela manhã, e saídas ao final da tarde do dia 22. Então pedimos que alguns voos fossem remanejados de horário para fora desses períodos, de forma que pudéssemos atender a demanda tanto dos chefes de Estado quanto dos passageiros regulares, de modo que os terminais não sofram nenhum impacto de atraso ou transtornos”, disse.

Segundo ele, cerca de 20 voos na quarta-feira (dia 20) e 30 na sexta-feira (dia 22) foram cancelados ou tiveram os horários modificados. “Todo o planejamento foi feito para que, durante a Rio+20, não haja atrasos nos voos”, disse o oficial.

Os chefes de Estado que chegarem em aviões oficiais serão recebidos na Base Aérea do Galeão, que divide a pista de pouso e decolagem com o Tom Jobim. Já aqueles que chegarem em aviões comerciais, desembarcarão no terminal de passageiros do próprio aeroporto civil. Quatro portões foram separados para essas chegadas, nos dois terminais. Em geral, o processo de pouso e desembarque durará, em média, 20 minutos.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias