Maria Izabel Reigada   |   24/04/2014 11:44

SAC elogia desempenho de aeroportos no feriado

A Secretaria de Aviação Civil aprovou a atuação dos aeroportos no último fim de semana, quando 3,5 milhões de pessoas embarcaram por conta do feriado da Páscoa. O movimento foi 12% superior ao mesmo período do ano passado e,

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) aprovou a atuação dos aeroportos no último fim de semana, quando 3,5 milhões de pessoas embarcaram por conta do feriado da Páscoa. O movimento foi 12% superior ao mesmo período do ano passado e, segundo a Secretaria, as operações ocorreram dentro da normalidade, com os aeroportos “passando no teste para a Copa do Mundo”, segundo divulgado em comunicado.

Pelos três aeroportos concedidos à iniciativa privada – Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas, e Brasília (DF) passaram 1,08 milhão de passageiros, ou 16% mais que os 900 mil registrados no mesmo feriado de 2013. Segundo a Infraero, 2,41 milhões de pessoas passaram pelos 63 aeroportos administrados pela empresa, que ainda inclui Confins (MG) e Galeão (RJ), concedidos recentemente à iniciativa privada. O total é 8% maior que o verificado no mesmo período de 2013, quando foram registrados 2,22 milhões de passageiros nesses terminais.

“Para a Copa não teremos nenhum problema de acolhimento, mobilidade e prestação de serviço. Temos absoluta tranquilidade que os aeroportos estão preparados para oferecer segurança e conforto a todos”, disse o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco. O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, também demonstra tranquilidade quanto a infraestrutura aeroportuária para o evento. “As operações nos aeroportos da rede Infraero durante o feriado da Semana Santa é mais uma demonstração de que estamos preparados para receber grandes eventos, a exemplo do que vimos na Jornada Mundial da Juventude, Rio+20 e datas como o carnaval e réveillon”, comemorou.

Problemas

Segundo a Secretaria de Aviação Civil, a situação mais crítica durante o feriado ocorreu no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que ficou fechado para pousos e decolagens por algumas horas na manhã do dia 18 por causa do mau tempo. O fato gerou efeito cascata em outros terminais, como no de Brasília. Segundo a Inframérica, dos 440 voos e decolagens feitos por dia no Aeroporto Juscelino Kubitschek, 49% são de conexão para os demais aeroportos brasileiros.

Tópicos relacionados