Movida

Maria Izabel Reigada   |   28/03/2013 11:13

Terminal do Aeroporto de Aracaju será triplicado

O Governo de Sergipe e a Infraero assinaram nesta semana o Termo de Cooperação Técnica para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

PANROTAS / Emerson Souza
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale (Foto: divulgação/Victor Ribeiro)
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale (Foto: divulgação/Victor Ribeiro)
O Governo de Sergipe e a Infraero assinaram termo de cooperação técnica para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. De acordo com o projeto, a capacidade do novo terminal poderá chegar a quatro milhões de passageiros por ano. O terminal passará a ter 36,4 mil metros quadrados e estacionamento para 1,6 mil veículos. A obra terá mais de R$ 360 milhões e o prazo para conclusão é de 24 meses.

"Este é um passo extremamente significativo para o Estado, uma obra para que Sergipe fortaleça e amplie sua vocação para o turismo e que será estratégica não apenas para os sergipanos, mas para todo o País", disse o governador de Sergipe, Marcelo Déda.

"O aeroporto Santa Maria vem crescendo de forma substancial nos últimos anos, então para nós é muito importante a construção de um novo terminal que possa prever a demanda que esperamos para esse aeroporto nos próximos vinte anos. Esperamos que por volta de 2030 tenhamos uma demanda de quatro milhões de passageiros por ano", disse o presidente da Infraero, Gustavo Matos do Vale.

A pista atual possui 2,2 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. Com a ampliação, passará a ter 2.785 metros de comprimento, além de duas RESAs (áreas de segurança no fim da pista). Já o terminal de passageiros atual possui aproximadamente dez mil metros quadrados, passando a 36 mil. O pátio de aeronaves terá capacidade para oito aeronaves do porte do Airbus 320 ou Boeing 737-800 (hoje são quatro vagas para Airbus 737).

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias