Rodrigo Vieira   |   06/07/2015 08:45

Veja vídeo do Sora-E, primeiro avião elétrico do Brasil

Após mais de sete anos de espera, a primeira aeronave elétrica do Brasil autorizada pela Anac, Sora-E, realizou seu primeiro voo. O monomotor pode transportar até duas pessoas e é resultado da adaptação de um avião convencional para um avião com sistema de propulsão elétrico, cujas baterias podem se

Após mais de sete anos de espera, a primeira aeronave elétrica do Brasil autorizada pela Anac, Sora-E, realizou seu primeiro voo. O monomotor pode transportar até duas pessoas e é resultado da adaptação de um avião convencional para um avião com sistema de propulsão elétrico, cujas baterias podem ser recarregadas em uma tomada. A velocidade máxima da aeronave, fabricada pela ACS Aviation, de São José dos Campos, pode chegar a 340 km/h.

Outro destaque do Sora-E é a quebra de 28 anos de domínio absoluto da Embraer no mercado brasileiro como única empresa a desenvolver e construir aeronaves no País. De acordo com o gerente técnico de Auditoria e Inspeção da Superintendência de Aeronavegabilidade da Anac (SAR), Pedro Paludo, a aeronave foi construída em 2007 e, após passar por avaliação da ANAC em 2008, recebeu um Certificado de Autorização de Voo (CAV) para o propósito de operação de aeronave construída por amador, sendo este um dos propósitos que possibilitam a operação de aeronaves experimentais.

“Naquela época, a aeronave possuía motorização convencional. Em maio de 2015, a Anac recebeu os dados técnicos referentes à alteração da motorização da aeronave, passando da motorização convencional para a motorização elétrica”, afirmou.

Apesar de estar autorizada a operar, a aeronave não possui certificação de projeto. Como se trata de aeronave experimental, existem algumas restrições e limitações a sua operação, entre elas a impossibilidade de executar atividades comerciais, como o transporte remunerado de bens ou pessoas, e sobrevoar áreas densamente povoadas.

Confira o vídeo de divulgação do Sora-E:



Veja mais fotos abaixo.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias