Vera Marcelino   |   09/10/2012 18:56

Viracopos (SP) terá posto para emissão de passaporte

Os interessados em obter passaportes ou em revalidar o documento contarão com mais agilidade a partir de 13 novembro. É que a Polícia Federal de Campinas vai transferir o principal posto do serviço, que atualmente funciona na sede do órgão, para a sua base no Aeroporto de Viracopos.

Os interessados em obter passaportes ou em revalidar o documento contarão com mais agilidade a partir de 13 novembro. É que a Polícia Federal de Campinas (SP) vai transferir o principal posto do serviço, que atualmente funciona na sede do órgão, no bairro Guanabara, para a base no Aeroporto Internacional de Viracopos.

O horário de atendimento será das 10h às 19h. Além disso, os passageiros contarão com a área de alimentação, serviços e sanitários de Viracopos. Outra vantagem é a localização do aeroporto, próximo às principais rodovias que chegam ao município.

Hoje a emissão do documento para 63 cidades da região é efetivada por dois postos em Campinas, no total de 300 passaportes emitidos por dia. Até novembro o órgão pretende duplicar este número ao inaugurar mais dois postos: um em Jundiaí, que emitirá 150 documentos diariamente, e outro em Indaiatuba, com capacidade para a emissão de 100 passaportes por dia.

“Somados, os quatro postos vão capacitar a PF a emitir 500 passaportes por dia e também permitirão a redução do tempo de espera de 40 para 15 dias, embora a meta seja uma semana”, explica o delegado responsável pela unidade de Polícia Aeroportuária em Viracopos, Hermógenes de Freitas Leitão Neto.

As instalações da PF em Viracopos passa por ampliações e, entre outras, conta com salas de espera e para a emissão do documento. Lá trabalham 58 pessoas, sendo 18 policiais e 40 funcionários terceirizados.

Para mais informações: www.dpf.gov.br.

OPERAÇÃO ASSISTIDA
A partir do dia 14 de novembro, o consórcio Aeroportos Brasil assumirá a operação do aeroporto de Viracapos. O consórcio assume a operação de transição por 90 dias, sendo acompanhado pela Infraero. A operação assistida deverá ser encerrada em fevereiro, quando terminam os 180 dias de sua instalação; embora possa ser estendida pelo mesmo período.

Tópicos relacionados