Movida

Danilo Teixeira Alves   |   22/08/2014 13:42

Aviação brasileira tem menores índices de atraso

A Abear lançou hoje a segunda edição do Panorama 2013, publicação anual da entidade que consolida os principais indicadores operacionais e econômicos de seus associados.

PANROTAS / Emerson Souza
A Abear lançou hoje a segunda edição do Panorama 2013, publicação anual da entidade que consolida os principais indicadores operacionais e econômicos das empresas aéreas associadas. O anuário reúne descritivos referentes à frota, equipes, estatísticas, além de análises comparativas com outros mercados sobre desempenho das atividades, qualidade dos serviços, competitividade e composição dos custos das companhias. Entre os destaques do 2º Panorama, a Abear ressaltou os resultados relacionados à pontualidade no valor das tarifas, apontando a participação de causas meteorológicas nos atrasos.

Segundo o consultor técnico da Abear, Mauricio Emboaba (foto), os índices de pontualidades da aviação comercial brasileira são bons. O padrão internacional é considerar atrasado voos a partir de 15 minutos de espera em relação ao horário programado. Além desse medidor, a Anac também contabiliza de mais duas outras maneiras: atrasos superiores a 30 minutos e superiores a uma hora. “O Panorama mostra que, se comparado aos Estados Unidos, nossa referência, nossos índices de pontualidade estão ótimos. Nós temos uma média de 84% em voos com até 15 minutos, enquanto os norte-americanos têm 79% na mesma categoria”, disse.

Em relação à participação das causas meteorológicas nos atrasos de mais de 15 minutos em 2013, o Brasil teve média de 19%, contra 34% dos Estados Unidos. “Vale ressaltar que lá são registradas diversas tormentas ao longo do ano, ao contrário daqui”, afirmou Emboaba.

Sobre as tarifas publicadas, o Panorama da Abear mostra que os preços brasileiros estão mais baixos do que em outros países, como Estados Unidos, China e Japão. O Panorama é destinado a profissionais do setor, comunidade acadêmica, gestores públicos e também setores privados em geral. Sua versão completa pode ser visualizada em www.abear.com.br/dados-e-fatos/panorama-2013.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias