Movida

Danilo Teixeira Alves   |   22/08/2014 13:00

Em 7 meses, aviação doméstica cresceu 5,6%

A demanda aérea doméstica acumulada para os sete primeiros meses do ano registra alta de 5,6%, segundo dados da Abear divulgados hoje.

PANROTAS / Emerson Souza
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz
A demanda aérea doméstica acumulada para os sete primeiros meses do ano registra alta de 5,6%, segundo dados da Abear divulgados hoje. Em julho, o aumento foi de apenas 0,5% sobre julho de 2013, em passageirosXkm transportados (RPKs). Em junho o crescimento havia sido de 0,4%, o que mostra que o movimento da Copa compensou a perda de viajantes domésticos (especialmente corporativos) e deixou o movimento estável em relação ao ano anterior.

Até abril, entretanto, o setor cresceu a uma taxa média próxima de 9%, considerada acima do normal dentro das variações sazonais (em maio o ritmo de expansão já caía para pouco mais de 4%). O elemento que contribuiu para isso foi o adiantamento dos compromissos do público de negócios, como feiras, eventos, congressos e reuniões em razão da Copa.

“As linhas gerais desse comportamento já vinham sendo previstas e comunicadas por nós desde o ano passado. Os dados de julho agora confirmam definitivamente essas análises”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

“Agora precisamos enfrentar o “terceiro tempo da Copa”, que é o restante desse 2014 atípico, marcado por eleições, além do cotidiano da aviação para os próximos anos, no qual os temas dos custos do setor e da continuidade na melhoria da infraestrutura se apresentam como os mais importantes, fatos destacados na Carta aos Candidatos à Presidência da República”, conta o executivo.

"Com a Copa, provamos que temos capacidade e infraestrutura para ter uma aviação comercial ainda maior", disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages, que participou da divulgação dos dados da aéreas asssociadas à Abear.

MAIS JULHO
A oferta de transporte aéreo, medida em ASKs (assentos-quilômetros oferecidos), continua diminuindo, dentro da estratégia das companhias adotada há cerca de dois anos. Em julho a retração da oferta foi de 3,1% sobre o mesmo mês do ano passado. Com isso, a taxa de ocupação seguiu em elevação, com alta de 2,9 pontos percentuais, alcançando 81,7%. Esse é o melhor resultado dos últimos 18 meses.

Em julho, foi mais uma vez superada a marca dos sete milhões de passageiros embarcados em voos domésticos, repetindo o resultado de janeiro, que é considerado um dos melhores meses para o setor dentro da sazonalidade típica. O número é 1% superior ao total de julho de 2013. No mês a participação de mercado das empresas (pelo critério da parcela de RPKs) ficou da seguinte forma: Tam – 38,5%; Gol – 36,2%; Azul – 16,6%; Avianca – 8,7%.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias