Danilo Teixeira Alves   |   13/08/2014 17:37

Novo jato da Embraer é certificado; veja fotos do avião

A Anac entregou ontem (terça-feira) durante a abertura da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace) o certificado de tipo do jato executivo Legacy 500.

A Anac entregou ontem (terça-feira), durante a abertura da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (Labace), o certificado de tipo do jato executivo Legacy 500. Agora, a fabricante brasileira espera receber a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade norte-americana, nas próximas semanas e em seguida a certificação da European Aviation Safety Agency (Easa), responsável pela homologação na Europa.

O programa de ensaios em voo foi composto de quatro protótipos que realizaram extensa
campanha para avaliar o funcionamento e a confiabilidade de todos os sistemas e
equipamentos. A frota de ensaio do Legacy 500 realizou mais de 1,8 mil horas de voo. A produção em série do Legacy 500 já foi iniciada e a primeira entrega está prevista para o próximo mês. Até seis aeronaves serão fabricadas em 2014 e o aumento da produção vai ocorrer ao longo de 2015.

O avião é a única aeronave da categoria mid-size a utilizar um sistema eletrônico de comandos de voo fly-by-wire, que proporciona maior conforto, eficiência e reduz a carga de trabalho dos pilotos, aumentando ainda mais a segurança da operação. Além do Legacy 500, a Embraer também expõe os jatos Phenom 100, Phenom 300, Legacy 650 e o Lineage 1000.

Veja fotos do avião clicando em “Ver Álbum”.

Tópicos relacionados