Rafael Faustino   |   29/06/2016 12:34

Governo lança guia virtual de aeroportos na Rio 2016

O hotsite Aeroportos nos Jogos Rio 2016 foi apresentado pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e servirá para que os visitantes evitem problemas para se locomover nos terminais aéreos quando chegarem para o evento.

Divulgação/Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Foi lançada nesta manhã mais uma ferramenta para ajudar os turistas a aproveitar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O hotsite Aeroportos nos Jogos Rio 2016 foi apresentado pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e servirá para que os visitantes evitem problemas para se locomover nos terminais aéreos quando chegarem para o evento.

O site está disponível em português, inglês e espanhol, traz informações sobre os aeroportos de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Manaus e Brasília, e também orientações sobre direitos dos passageiros e requerimentos para entrar no País.O governo brasileiro estima que mais de um milhão de pessoas circularão nos aeroportos entre a Olimpíada e a Paralímpiada, que ocorre na sequência.

SEGURANÇA
No lançamento, Quintella falou também sobre medidas de segurança tomadas para a segurança dos turistas nos aeroportos durante a Rio 2016. Em especial depois do atentado de ontem (28) em Istambul, na Turquia, que deixou ao menos 41 mortos.

“Apesar de todo o esforço e preparação, eventos como o de ontem (o atentado de Istambul) geram um alerta. O ministério está se reunindo para reforçar um olhar especial para essas áreas. As forças já estão preparadas. Temos medidas que serão adotadas e não podem ser divulgadas por questões de segurança. Estamos acompanhando e preparados para prevenir e atuar", ressalta o ministro.

Essas medidas estão descritas no Manual de Planejamento do Setor de Aviação Civil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, também apresentado nesta manhã. “Cada aeroporto terá seu próprio Plano Integrado de Segurança e Ordenamento Urbano (Pisou). Os planos buscam a prevenção e por isso mesmo são fortemente apoiados por ações de inteligência”, diz o ministério. Observadores nos aeroportos, cooperação com inteligência de outros países e avaliações de risco em cada situação estão entre essas ações.

Tópicos relacionados