Movida

Brunna Castro   |   18/08/2016 11:10

Rio 2016: 90% dos estrangeiros aprovam segurança

Os turistas estrangeiros têm se sentido bastante seguros nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro (Ipetur-RJ) e pela Fundação Cesgranrio mostrou que 90% dos visitantes de outros países a

Os turistas estrangeiros têm se sentido bastante seguros nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro (Ipetur-RJ) e pela Fundação Cesgranrio mostrou que 90% dos visitantes de outros países avaliaram a segurança do evento entre boa e excelente.
Crédito: Alex Ferro
Pira olímpica instalada no centro do Rio de Janeiro
O sistema de transporte oferecido na Rio 2016 foi o segundo ponto mais positivo da cidade (citado por 24% dos entrevistados). Os postos de informação turística, por sua vez, foram escolhidos por 30% dos estrangeiros.

ATRAÇÕES

Dentre as atrações oferecidas pela capital fluminense, o levantamento mostrou que o Boulevard Olímpico é a mais visitada pelos turistas de outras nacionalidades, com 40%. Em seguida aparecem o Corcovado (30%), as praias (20%) e o Pão de Açúcar (10%).

HOSPEDAGEM
Os estrangeiros preferiram se hospedar em hotéis, sendo essa a opção de 40% dos entrevistados. Apartamentos e casas alugados foram a escolha de outros 40%, sendo que 15% optaram pelo serviço Airbnb. Hotels e casas de amigos receberam 10% cada desses turistas.

QUEIXAS
Por mais que a maioria esmagadora dos turistas vá sair satisfeita do Rio de Janeiro – 95% disseram que voltariam à cidade e 80% avaliaram o evento entre bom e excelente –, a pesquisa também apontou as reclamações mais recorrentes.

A principal queixa dos turistas é em relação à distância entre os locais de competição, citada por 35%. Outros fatores que não foram aprovados pelos estrangeiros foram a sinalização da cidade (20%), o serviço de táxis (15%), os preços elevados (14%), os voluntários que não falam inglês (12%) e a própria sinalização turística.

Dentre o público entrevistado pela pesquisa, 54% são homens e 45% têm nível superior. A avaliação ouviu 1,3 mil turistas em dez bairros, de 5 a 15 de agosto em dez bairros, e tem margem de erro de 2,7%.


*Fonte: O Globo

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias